Nódulos na palma da mão podem indicar doença incapacitante (Edição: Werinton Kermes)
Conhecidos popularmente como “calos”, os nódulos na palma da mão podem indicar a chamada Contratura de Dupuytren, alerta especialista; atente-se aos sinais!

Dedos dobrados e dificuldade para esticá-los. A impressão é de que existe uma “corda” prendendo os dedos. Uma doença que aflige muitas pessoas.
A Contratura de Dupuytren é um espessamento da fáscia da palma da mão. A fáscia é um tecido firme, que fica logo abaixo da pele. Essa condição faz com que esse espessamento forme cordões, que podem limitar a abertura dos dedos.
De acordo com Dr. Daniel Contri, médico especialista em cirurgia da mão da Ápice Medicina Integrada, de Sorocaba (SP), esse problema pode impossibilitar o uso da mão afetada. “O mais comum é que atinja um dedo por vez, podendo demorar meses, ou anos, para formar uma contratura que afete o funcionamento de todos os dedos. Embora não cause dor, a doença inviabiliza a utilização dos dedos e pode atingir as duas mãos”, diz o médico.
Apesar de ser benigna, a contratura costuma trazer muito desconforto. Os sintomas são: nódulos na palma da mão, que progridem e formam como se fossem “cordas” na área afetada e dificuldade em abrir os dedos, podendo impedir a execução de tarefas simples, como pegar um objeto, por exemplo.
A causa do problema é desconhecida, mas o risco de desenvolvê-lo é maior em alguns grupos: homens entre 40 e 60 anos de idades com histórico familiar da doença, diabéticos e aqueles que fumam ou consomem bebidas alcoólicas. Os sintomas devem ser analisados por um médico ortopedista. “Normalmente, o diagnóstico é feito pelo exame clínico, podendo ser auxiliado por um exame de ultrassonografia da mão”, fala Dr. Daniel.
Quando diagnosticada em estágio moderado e não comprometendo o uso da mão, nenhum tratamento é necessário. Do contrário, as técnicas disponíveis são: tratamento com injeção de colagenase (uma enzima que pode diminuir a formação desses nódulos e cordões, mas ainda não está disponível no Brasil). Já, nos casos mais severos, a cirurgia é a técnica mais indicada. “Nem todos os casos são cirúrgicos, pois, em muitos deles, a deformidade evolui de forma lenta e leve, não justificando esse tratamento”, conclui o especialista em mãos da Ápice Medicina Integrada.
Atente-se aos sinais da Contratura de Dupuytren:
· Dedos dobrados e dificuldade para esticá-los;
· Impressão de que há uma “corda” prendendo os dedos;
· Nódulos ou “calos” na palma da mão;
· Não consegue esticar totalmente a mão sobre uma superfície reta;
· Dificuldade de pegar objetos e abotoar camisas ou calças, dentre outros.
A Ápice Medicina Integrada fica localizada na Rua Eulália da Silva, 214, no Jardim Faculdade, em Sorocaba/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3229-0202 ou pelo site: www.apice.med.br.
Fonte: Q Notícia
COMENTÁRIOS