Escola Professor Armando Rizzo poderá se tornar ensino integral (Edição: Werinton Kermes)

Valdinei Queiroz
A cidade de Votorantim poderá ganhar mais uma escola estadual de ensino integral. Trata-se do colégio Professor Armando Rizzo, no Jardim Araújo. Caso se confirme, o município contará com três escolas dentro do Programa de Ensino Integral, do governo estadual. A escola Senador Jose Ermírio de Moraes, na Vila Votocel, aderiu a este modelo em 2015; enquanto a Professor Pedro Augusto Rangel Filho, na Vila Nova Votorantim, desde fevereiro deste ano.
A reportagem da Gazeta de Votorantim entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que informou que está analisando o pedido da escola para ver se enquadra ou não nos requisitos do modelo de ensino integral.
De acordo com o coordenador da Coordenadoria Pedagógica da Seduc, Caetano Siqueira, os diretores das escolas de Votorantim tiveram até o dia 13 de setembro para demonstrar interesse em aderir ao Programa de Ensino Integral, desde que sigam alguns critérios: vulnerabilidade social de onde está instalada a escola; e quantidade de alunos matriculados.
Neste programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui preparação para o mercado do trabalho, orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis, em que os alunos se auto organizam de acordo com seus temas de interesse como dança, xadrez, debates, entre outras atividades. A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular a jornada é de cinco horas.
Reportagem publicada na página 9, da edição nº337 da Gazeta de Votorantim, de 05 a 11 de outubro de 2019
COMENTÁRIOS