Coluna Jogadores famosos que deixaram saudades - Gilmar (Por Jesus Rodrigues)
Bicampeão mundial
Gilmar quando defendia o Santos .
.
Gylmar do Santos Neves, mais conhecido por Gilmar, nasceu em Santos, no dia 22 de agosto de 1930. Atuava como goleiro e foi bicampeão mundial pela seleção brasileira.
Amplamente considerado o maior goleiro brasileiro e, um dos maiores da história, foi votado como um dos 20 maiores goleiros do século XX, pela IFFH.S. É o único em sua posição a vencer mais de uma copa do mundo. Jogou em times lendários como o Corinthians da década de 50, o Santos da década de 60 e na seleção brasileira bicampeã do mundo.
Jogou em times lendários, como Corinthians na década de 1950, o Santos da década de 1960 e na Seleção Brasileira, bicampeã do mundo.
Gilmar possui o privilégio de ter sido “campeão de tudo” em sua época, devido o fato de ter ao menos um título em cada competição que disputou. Também era conhecido por ter usado, durante a Copa do Mundo de 1958, a camisa número 3 na seleção. Faleceu em São Paulo no dia 25 de agosto de 2013 em consequência de um AVC. Foi a inspiração do que é considerado o maior goleiro de todos os tempos.
Gilmar surgiu no time do Jabaquara para o Corinthians, seu primeiro grande clube, por acaso. Na verdade, a diretoria do Timão queria outro jogador do clube santista, o meio-campista Ciciá, que o Jabaquara só aceitou vender se o clube levasse Gilmar de contrapeso.
O início no Corinthians foi um tanto complicado, pois foi considerado o principal culpado pela derrota por 7 x 3, em 1951, para a Portuguesa Desportos pelo Campeonato Paulista. Depois de quatro meses voltaria a defender a meta alvinegra para se consagrar campeão Paulista.
Durante seus 10 anos de Corinthians conquistou os títulos do Torneio Rio-São Paulo de 1953 e 1954 e Pequena Taça do Mundo e os campeonatos Paulista de 51/52/54, este último festejava o IV Centenário da Cidade de São Paulo e foi considerado como o título de supremo guardião do campeonato do IV Centenário. É considerado o melhor goleiro do Corinthians. Em 1961, após 10 anos, ele se despediu do Timão devido a uma briga com o presidente Wadh Helou.
Foi contratado pelo Santos F.C onde permaneceu até 1969. Teve uma fase vitoriosa no peixe, conquistando os Campeonatos Paulistas de 1962/64/65/67 e 68; as Taças Brasil de 1962/63/64 e 65; as Taças Libertadores da América de 1962 e 1963 e os Torneios Rio-São Paulo de 1963/64 e 66.
Gilmar estreou na Seleção Brasileira em 1º de março de 1953, na vitória de 8 x 1 sobre a Bolívia, pela Copa América, realizada no Peru. O jogador também fez história na Seleção Brasileira. Em 1958 ajudou o Brasil a conquistar a sua primeira Copa do Mundo e em 1962 repetiu o feito, conquistando a segunda Copa do Mundo com a Seleção.
O goleiro jogou pela Seleção Brasileira até 1969, na vitória por 2 x 1 sobre a Inglaterra, num amistoso no Maracanã, sendo essa sua última partida pela seleção.
Jabaquara, Corinthians, Santos e a Fifa homenagearam Gilmar em seus sites oficiais.
Em 1966, o goleiro ganhou o Prêmio Belfort Duarte, que homenageava o jogador profissional que passasse 10 anos sem sofrer uma expulsão, tendo jogado pelo menos 200 partidas nacionais e internacionais.
Gilmar foi um dos maiores goleiros, não só do Corinthians, mas também da Seleção Brasileira. Logo depois de sofrer um AVC em 2000, ele teve 40% do corpo paralisado e passou a viver sobre uma cadeira de rodas, vindo a falecer no dia 25/08/2013, aos 83 anos.





COMENTÁRIOS