Velórios voltam à normalidade, sem restrições de horários e número de pessoas

.
.
Desde o dia 25 de março não há mais limites no número de pessoas em velórios e os protocolos para sepultamentos de pessoas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus estão dispensadas em Votorantim e Sorocaba.
Em 25 de março de 2020, em meio à calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19, decretos foram publicados visando de medidas de combate ao avanço da doença.
O serviço funerário de Votorantim e Sorocaba é operado pela Ossel e Ofebas. As empresas tiveram que se adequar às normas: O número de familiares presentes à cerimônia de velório deveria ser limitado a 10 (dez) pessoas por vez; o tempo da cerimônia de velório estava limitado em duas horas; e a cerimônia de velório deveria ocorrer entre as 7h e às 16h, entre outras recomendações sanitárias, como uso de máscara e disponibilização de álcool em gel, por exemplo.;
Em 20 de agosto de 2021, foi editada a resolução 132, pelo governo paulista, que tratava sobre as diretrizes para manejo e seguimento dos casos de óbito no contexto da pandemia Covid-19 no Estado. Entre as medidas, havia a vedação da realização de velório ou funeral, nos casos de óbitos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Ainda estava a determinação de que a urna funerária com pessoa com suspeita ou confirmação da doença, seguiria diretamente para o enterro, que deveria ocorrer, sem a presença de público no cemitério. O decreto ainda determinava que o corpo deveria ser acondicionamento em saco impermeável próprio, de lona plástica em polímero biodegradável, de acordo com a política nacional de resíduos.
Agora, todas essas medidas foram revogadas e as restrições não existem mais devido ao recuo no número de internações por Covid-19 em todo o Estado de São Paulo, ao avanço da vacinação, a liberação do uso de máscaras em lugares abertos e fechados (exceto unidade de saúde e transporte público).
A dona de casa Cirlene Batista, 59 anos, comentou a mudança. “Perdi meu pai na pandemia e foi muito difícil não poder velá-lo por mais tempo e muitos parentes não chegariam a tempo do enterro, inclusive meu irmão que mora no Paraná não conseguiu se despedir dele. Agora, as famílias terão mais tempo para se despedir do familiar”, comentou.
A restrição do horário também incomodava o aposentado José Ribamar Alves, de 71 anos. “Era pouco tempo e pouca gente que podia entrar, daí muita gente ficava sem entrar pra se despedir”, lembrou.
A professora Renata Soares da Cruz, 36 anos, acredita que agora ficará mais fácil para acolher as pessoas enlutadas. “Antes, às vezes a gente não conseguia ir dar um abraço nos parentes do falecido, pois era pouco tempo. Agora, a gente tem mais tempo para ir. Acho melhor e não fica muita gente esperando na porta para entrar”, disse.
Votorantim
À Gazeta de Votorantim, a Prefeitura de Votorantim afirmou que o município “está seguindo integralmente o decreto estadual e não adotou medidas mais restritivas”.
Sorocaba
O prefeito de Sorocaba. Rodrigo Manga (Republicanos) publicou no último dia 25 de março um decreto revogando documento de setembro de 2020, que dispunha sobre medidas que foram adotadas pelo serviço funerário e de sepultamento no combate da pandemia do coronavírus no âmbito do município de Sorocaba. (Da redação)
Reportagem publicada na edição 456 da Gazeta de Votorantim de 02 a 08 de abril de 2022
COMENTÁRIOS