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Votorantim,09/06/2025

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    Águas de Votorantim investiu mais de R$ 83 milhões em saneamento

    Fonte: Divulgação
    Águas de Votorantim investiu mais de R$ 83 milhões em saneamento

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    A concessionária Águas de Votorantim completa, neste sábado, 18 de junho, 10 anos de operações, com mais de R$ 83 milhões investidos no saneamento básico do município. 


    Votorantim está, hoje, entre os municípios brasileiros que atingiram a universalização da distribuição de água e, com o atendimento de 99,3% da população, está próximo da universalização da coleta, afastamento e tratamento de esgoto. 


    Para atingir esses índices, a concessionária investiu na modernização das Estações de Tratamento de Água (ETA), na substituição de adutoras, na melhoria das redes de distribuição de água, na implantação de novos emissários e novas estações elevatórias de esgoto, entre outros. 


    Mesmo com todos os investimentos feitos nesses 10 anos, a tarifa residencial da Águas de Votorantim é hoje a mais baixa da região, o que pode ser comprovado numa comparação com cidades como Itu, Sorocaba e Itapetininga. 


     


    Água para todos 


    O sistema de distribuição de água está em constante revitalização, com ampliações e melhorias nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Novos reservatórios foram implantados e, hoje, Votorantim tem uma reservação de 4.700.000 litros de água. 


    Foi construída uma nova Estação no Jardim Novo Mundo e outra no bairro Votocel que, juntas, têm capacidade para tratar mais 100 litros por segundo, reforçando a produção de água. 


    Inúmeras melhorias foram realizadas no sistema de abastecimento. Na ETA Central foi readequada a cabine primária, substituídas as válvulas nos decantadores, a estrutura e as lamelas. Foram também adquiridos novos floculadores e melhorados os pistões de acionamento das comportas. 


    As quatro ETAs – Central, Votex, Votocel e Novo Mundo – tiveram o cloro gás substituído pelo sistema gerador de hipoclorito. Também receberam o analisador online, que analisa em tempo real os cinco parâmetros de qualidade final da água - turbidez, cloro, flúor, pH e cor – com dosagem automática de cloro e flúor. 


    “Para monitorar com mais eficiência a qualidade da água distribuída no município, a concessionária ampliou, reformou e modernizou os laboratórios de análises”, afirmou o diretor da concessionária, Alex Eduardo Jorge Macedo. 


    Os laboratórios fornecem resultados precisos das análises que são realizadas diariamente em todo o sistema de tratamento e rede de distribuição. 


    Um trabalho de setorização da cidade foi realizado, dividindo em pequenas regiões toda a extensão do município, o que permite um maior controle do volume distribuído para cada bairro. 


    Além de todos esses investimentos, houve ainda extensão da rede de água em diversos bairros, garantindo a universalização do abastecimento na região urbana de Votorantim. 


    No Centro de Controle Operacional (CCO), implantado pela concessionária desde que assumiu o saneamento básico de Votorantim, estão concentradas todas as informações operacionais. Do CCO é controlado todo o sistema de distribuição de água. Em tempo real são acompanhados o nível dos reservatórios, o status e acionamento das estações elevatórias de água tratada e de água bruta. Do CCO também é possível controlar a pressão de diversos pontos e visualizar a vazão registrada de vários macromedidores instalados no sistema de distribuição. 


      


    Esgoto tratado é mais saúde 


    Hoje Votorantim conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), a Guimarães e a Votocel. Juntas, elas tratam 99,37% do esgoto gerado no município, contra os 62% que eram tratados em 2012, quando a concessionária assumiu o serviço. 


    O sistema de esgotamento sanitário do município é composto atualmente pelas duas ETEs e por 22 estações elevatórias. As existentes antes da concessão passaram por diversas melhorias, entre as quais a substituição de bombas e de painéis, reformas prediais, urbanização. Também tiveram implantados painéis de automação, tampas de vedação e filtro biológico para controle de odores. 


    Para melhor gestão do sistema de coleta, houve a aquisição de um caminhão do tipo combinado (vácuo e hidrojateamento), que tem como rotina a manutenção preventiva das elevatórias e redes de coleta. 


    Constantemente são executadas obras para retirada de esgoto in natura dos mananciais do município, com esses dejetos sendo encaminhados para o devido tratamento. 


     


    Preocupação com o meio ambiente e com o social 


    Por meio do Programa Olhar Ambiental, a concessionária realiza várias ações no município, disseminando conhecimento sobre o saneamento básico. 


    Entre as ações desenvolvidas, estão palestras em faculdades e escolas com crianças e jovens de todas as faixas etárias, além de eventos, concursos culturais com escolas e parcerias, plantios e visitas promovidas nas unidades de água e de esgoto. 


    Atualmente, a concessionária é membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Sorocaba e Médio Tiete, e possui a coordenação adjunta da Câmara Técnica de Saneamento, além de fazer parte do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, da Câmara Técnica de Saneamento Municipal e do Conselho Municipal de Meio Ambiental (Comdema) 


    Ações sociais são desenvolvidas pela concessionária, como a doação, ao município, de cestas básicas e de cobertores. Durante a pandemia de Covid-19, foram doados macacões para uso hospitalar e feita a desinfecção de ruas e espaço públicos. 


     “Um de nossos papéis é apoiar e colaborar com as ações sociais desenvolvidas no município”, diz o diretor da concessionária. 


     


    Facilidades para o cliente 


    Desde 2016, Águas de Votorantim já levou o atendimento itinerante para 21 bairros. Nessas ocasiões, os clientes podem esclarecer dúvidas e solicitar uma série de serviços, tais como ligação de água e de esgoto, impressão de segunda via e quitação de débitos, entre outros. 


     Foram implantados os canais de atendimento WhatsApp, chat interativo, agência virtual e Central de Atendimento ao Cliente gratuita 24 horas por dia. A concessionária também disponibiliza uma assistente virtual, a GABi, que auxilia os clientes e faz um atendimento mais humanizado. Outra facilidade foi a negociação porta a porta. 


    “Buscamos constantemente meios para facilitar ao máximo a vida dos clientes, e os avanços conseguidos foram muito significativos já desde o início, quando implantamos uma loja comercial confortável e bem localizada”, finaliza Alex Eduardo Jorge Macedo. 


     


     Fonte: Assessoria 




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