Alunos de Votorantim participam de atividades de contação de histórias
Ação integra projeto Estante de Contos, que entrega livros para escolas da rede pública
Imagem ilustrativa / Pixabay
Nos dias 30 de outubro e 1° de novembro, às 10h, alunos das escolas Lucinda Rodrigues Pereira Ignácio e Dides Crispim de Almeida Antônio, de Votorantim, irão participar de atividades de contação de histórias, realizadas através do projeto Estante de Contos. Com o objetivo de incentivar a leitura dentro e fora da sala de aula, o projeto entregou estantes personalizadas com temas da literatura infantil e recheadas com um acervo contendo 200 livros e gibis novos para quatro escolas da cidade.
Na parte superior da estante, um baú guarda dedoches desenvolvidos a partir dos acervos, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer leituras em família.
Uma oficina para professores, que trará como tema um estudo sobre Contos de Fadas, também será realizada pelo projeto. Durante a atividade, que será ministrada pela escritora, professora e contadora de histórias Marô Barbieri, os professores aprenderão sobre a origem dos contos clássicos até os dias de hoje, além de dicas e atividades práticas de incentivo à leitura. A oficina acontecerá de forma online e será realizada dia 29 de outubro, às 18h30, para professores da rede pública da cidade.
“A educação de base no Brasil ainda é muito carente no quesito incentivo à leitura. Assim, o projeto Estante de Contos nasceu para ser uma ferramenta de apoio à educação nas escolas públicas, em especial, para os professores e bibliotecários que promovem esse nobre ofício da alfabetização e da leitura”, afirma o produtor cultural da CentraLink, Renato Paixão.
O projeto conta com realização da CentraLink, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Águas de Votorantim.
“O projeto Estante de Contos veio para agregar com as escolas do município e fortalecer o hábito de leitura dos alunos, que é extremamente importante para desenvolver a compreensão, a interação e a interpretação. Além disso, reforça o compromisso da concessionária para com a educação”, afirmou a especialista de Sustentabilidade da Águas de Votorantim, Lauren Ellen da Silva.
Sobre o projeto Estante de Contos
O projeto Estante de Contos está beneficiando e incentivando a leitura para aproximadamente 12 mil crianças. Saiba mais sobre o projeto Estante de Contos em www.estantedecontos.com e de suas atividades através das redes sociais (Instagram: @centra.link). O projeto, além do acervo físico, disponibiliza livros para leitura on-line, que estão disponíveis para todos gratuitamente através da Estante de Contos virtual em seu site.
Fonte: Assessoria de imprensa
COMENTÁRIOS