Cine SMetal celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com sessão especial e roda de samba

Em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Cine SMetal promove, na próxima quinta-feira (24), uma edição especial repleta de arte, ancestralidade e protagonismo feminino. A partir das 19h, o público poderá assistir gratuitamente a duas médias-metragens com temáticas voltadas à cultura afro-brasileira, com bate-papo e roda de samba ao final da sessão.
A sessão acontecerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e integra o calendário do Cine SMetal, projeto, que completa dois anos agora em julho, que valoriza a produção audiovisual independente e promove reflexões sobre temas sociais relevantes para a classe trabalhadora.
Os filmes da noite serão “Cláudio Silva, um Baobá do Interior”, dirigido por Rodrigo Cabrerisso, e “Clementina de Jesus – Rainha Quelé”, de Werinton Kermes.
O primeiro filme apresenta um olhar sensível e aprofundado sobre a trajetória do sambista, compositor e pesquisador radicado em Sorocaba. A obra busca lançar luz sobre a vida e a obra do artista, destacando os desafios enfrentados pela população negra no interior paulista. O título do filme faz referência ao baobá, árvore africana que simboliza resistência e longevidade, qualidades que definem a história de Cláudio.
Já o segundo resgata a trajetória da lendária cantora Clementina de Jesus, ícone do samba e da cultura popular brasileira.Neta de escravizados, Clementina, apelidada pelos amigos de Quelé, é considerada o elo perdido entre a moderna cultura negra brasileira e a África.
O bate-papo terá a participação do protagonista do filme Baobá do Interior, Cláudio Silva, da roteirista do filme e pós-doutora sobre Clementina de Jesus, Mirian Cris Carlos, e da cantora Letícia Nunes. A noite termina com uma apresentação musical especial com Cláudio e Letícia, interpretando clássicos do samba em celebração à força da mulher negra na cultura nacional.
A entrada é gratuita, mas o SMetal convida o público a contribuir com a Entrada Solidária: a doação de 1kg de alimento não perecível ou produtos de higiene, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade da região.
“O Cine SMetal é um espaço de cultura com propósito, que honra a diversidade e promove o debate. Nesta edição especial, destacamos a luta e a potência das mulheres negras, que transformam o mundo com sua arte, saberes e resistência. É também uma forma de reafirmar nosso compromisso com um sindicato cidadão e antirracista”, afirma Leandro Soares, presidente do SMetal.
Cine SMetal completa 2 anos
Desde julho de 2023, o Cine SMetal se consolidou como um dos principais espaços de valorização do cinema brasileiro em Sorocaba e região. Em dois anos de atividades ininterruptas, o projeto já realizou mais de 50 sessões gratuitas, com a exibição de cerca de 90 filmes — entre curtas, médias e longas-metragens — e a presença de mais de 60 convidados especiais em rodas de conversa com o público.
Homenagens a grandes nomes como Paulo Betti e Paulo Miklos, sessões temáticas sobre direitos trabalhistas, meio ambiente, saúde mental e racismo, além de produções locais e nacionais, marcaram a trajetória do Cine SMetal. A iniciativa é uma parceria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) com o IFSP-Sorocaba e o Depois Bar e Arte, e reforça o compromisso do sindicato com o acesso à cultura como direito e instrumento de transformação social.
“O Cine SMetal é mais do que um espaço de exibição de filmes — é uma ferramenta de formação crítica, valorização da cultura nacional e construção de cidadania. Em dois anos, mostramos que o cinema pode ser acessível, transformador e profundamente conectado às lutas da classe trabalhadora”, destaca Leandro Soares, presidente do SMetal.
As sessões acontecem sempre às quintas-feiras, às 19h, na sede do SMetal, com entrada gratuita e sugestão de doação de 1kg de alimento não perecível para ações solidárias.
Serviço:
📅 Data: Quinta-feira, 24 de julho
🕖 Horário: A partir das 19h
📍 Local: Sede do SMetal – Rua Júlio Hanser, 140 – Lageado, Sorocaba
🎟 Entrada gratuita (sugerida a doação de 1kg de alimento ou item de higiene)
COMENTÁRIOS