Qualidade dos uniformes escolares gera reclamações em Votorantim e Prefeitura afirma que fará a troca

Os novos uniformes escolares entregues para os alunos da rede municipal de ensino de Votorantim, nesta quarta-feira (13), geraram diversas reclamações por parte de pais, responsáveis e alunos. As queixas envolvem principalmente a qualidade e a durabilidade das peças.
Entre os relatos recebidos pela Gazeta de Votorantim, há registros de calças com costuras frágeis que teriam rasgado durante o uso, expondo as crianças a constrangimento; camisetas consideradas transparentes; tênis com a sola descolando; blusas de frio com tecido muito fino; e mochilas com alças arrebentadas ou com defeitos de fabricação.
Outro problema apontado é que a numeração não corresponde ao tamanho das peças. Há também reclamações de que os tênis não servem mais, pois a numeração foi informada em janeiro, meses antes da entrega.
Em alguns casos, escolas tiveram de providenciar, às pressas, roupas para crianças cujos uniformes estragaram.
Uma mãe, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem: "Sou mãe de uma aluna do quinto ano da rede municipal de Votorantim. Peguei o uniforme ontem e percebi que a qualidade é muito inferior à do anterior. Hoje, no primeiro dia usando, a calça abriu na parte inferior da coxa, causando constrangimento para minha filha. O mesmo aconteceu com mais cinco colegas da sala. Deixo aqui minha indignação."
Um pai também reclamou: "É um produto caro e de baixa qualidade. O custo-benefício não compensa. Os uniformes anteriores eram bordados e esses são impressos, por exemplo."
Uma funcionária de escola comentou que as reclamações são frequentes, mas as unidades não têm como substituir as peças: "As escolas estão informando aos pais que não há o que fazer, pois não recebemos peças extras. Muitos não entendem e acabam ficando bravos conosco. Sem contar que não havia funcionários suficientes para fazer a separação dos uniformes, por falta de planejamento."
Em nota, a Prefeitura informou que "vai analisar as situações mencionadas e, caso seja necessário, acionará a empresa responsável para a troca dos materiais citados. O governo municipal reitera o compromisso de fornecer aos alunos do sistema municipal de ensino um material de qualidade. Os pais ou responsáveis pelas crianças devem procurar a escola e solicitar a troca."













COMENTÁRIOS