Seja bem-vindo
Votorantim,04/10/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Coluna Gestão em Pauta - Cuidado com o caos. Nem sempre ele é acidental


    Coluna Gestão em Pauta - Cuidado com o caos. Nem sempre ele é acidental


    Por Rodrigo Criguer*


    Ao longo da minha experiência em consultoria, presenciei um padrão curioso e preocupante: há pessoas que se alimentam do caos. Que se fazem de indispensáveis na confusão, resistem às mudanças e sabotam silenciosamente qualquer tentativa de progresso.

    Por quê?

    Porque no caos, elas têm palco.

    No caos, são “necessárias”.

    No caos, o protagonismo delas é garantido — mesmo que o coletivo esteja afundando.

    Essas figuras se colocam como solucionadoras, mas agem contra qualquer transformação real. Não por falta de capacidade, mas por medo de perder o controle, o status, a visibilidade. O caos se torna ferramenta. E o ambiente, refém.

    Mas caos não pode ser cultura. É preciso quebrar o ciclo vicioso e construir um círculo virtuoso:

    ✔️ Onde a liderança incentive soluções duradouras, não remendos.

    ✔️ Onde o protagonismo seja do time, e não de egos.

    ✔️ Onde a mudança represente evolução — e não ameaça.

    Transformar exige coragem. Porque resolver o problema, de fato, desmonta estruturas que favorecem poucos em detrimento de muitos.

    Mas é só assim que uma organização cresce de verdade: quando o coletivo importa mais do que o controle.

    E você? Já vivenciou ambientes assim, onde o caos era ferramenta de poder?

    Compartilha aqui nos comentários — suas experiências podem ajudar outros a identificarem (e romperem) esses ciclos.


    *Rodrigo Criguer é consultor especialista em liderança industrial e eficiência operacional. Contato: (15) 98118-7890





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.