UPA Infantil passa a funcionar na UPA Central

A Prefeitura de Votorantim divulgou nesta quinta-feira (28) que que partir deste sábado (30), o atendimento de crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias será concentrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.
A mudança transfere para a unidade central os serviços que até então eram realizados na UPA Infantil.
As duas unidades ficam próximas, lado a lado, na rua Antonio Walter.
Ainda segundo a Prefeitura, o motivo da mudança é a "readequação tanto dos serviços de saúde quanto do quadro de colaboradores, visando uma maior economia nos recursos financeiros do município".
Atualmente, a UPA Infantil atende cerca de 55 crianças por dia.
O Instituto Moriah, responsável pela gestão da UPA Central informou que haverá uma ala específica para crianças na UPA Central, e que a medida visa a redução de custos com serviços de recepção, controle de acesso, equipe de enfermagem, farmácia e limpeza, por exemplo.
O atendimento das crianças seguirá sendo realizado por pediatras.
Nesta manhã, os vereadores realizaram uma reunião emergencial para "tratar sobre o fechamento da UPA infantil e pensar em medidas cabíveis".
A Secretaria de Saúde de Votorantim disse que "a mudança não trará prejuízos à população. Todo o atendimento continuará sendo realizado com qualidade, segurança e eficiência, garantindo o cuidado necessário às crianças".
Além da UPA Central, os serviços de atendimento de urgência e emergência também são feitos na UPA Jataí.
História
Não é a primeira vez que a UPA Infantil é fechada. A primeira vez que o Pronto Atendimento Materno Infantil foi inaugurado foi em 10 de setembro de 2020 e funcionava no prédio do então Pronto Atendimento (PA) Central com atendimento exclusivo para crianças e grávidas.
Até então, todos os atendimentos vinham sendo realizados apenas na UPA do Jataí.
O PA Materno Infantil deixou de atender em março de 2021.
A Unidade, em um prédio próprio, foi reinaugurada em 09 de dezembro de 2023, desta vez apenas para atendimento infantil.
COMENTÁRIOS