Prefeitura reforça importância da vacinação contra a febre amarela em Votorantim

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, está reforçando a importância da vacinação contra a febre amarela e orienta a população a verificar se está com a imunização em dia. Em caso de dúvida, basta procurar a unidade de saúde mais próxima da residência e apresentar a Carteira de Vacinação.
Devem receber a vacina crianças a partir dos nove meses de vida até menores de cinco anos, pessoas entre cinco e 59 anos que ainda não foram vacinadas e também aquelas com mais de cinco anos que receberam apenas uma dose antes de completarem essa idade. A vacina contra a febre amarela é segura, gratuita e continua sendo a principal forma de prevenção contra a doença.
Neste ano, não há registro de caso de febre amarela em humanos na cidade de Votorantim. A Secretaria de Saúde reforça que manter a vacinação em dia é essencial para garantir a proteção individual e coletiva, contribuindo para que toda a população esteja protegida.
A transmissão da febre amarela não acontece de pessoa a pessoa. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. No ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados. No ciclo silvestre, os transmissores são mosquitos com hábitos predominantemente silvestres.
COMENTÁRIOS