Vereador Pastor Luiz Carlos cobra mutirão de mamografia
Fonte: Câmara de Votorantim
Divulgação
Divulgação Saber se a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, realizará mutirão de exames de mamografia durante a Campanha Outubro Rosa de 2026, é um dos questionamentos do requerimento de autoria do vereador Pastor Dr. Luiz Carlos (PL), apresentado e aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal, desta quarta-feira (14).
Conforme o destacado pelo vereador, o mês de outubro é marcado pela Campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além da promoção dos cuidados com a saúde da mulher. “O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as possibilidades de tratamento e alcançar melhores resultados no enfrentamento do câncer de mama, sendo necessária a ampliação do acesso das mulheres aos serviços de prevenção, exames e acompanhamento médico”, ressalta o vereado Pastor Luiz Carlos.
De acordo com o requerimento, no próximo dia 20 de outubro de 2026, terça-feira, a partir das 18 horas, a Praça de Eventos “Lecy de Campos” receberá uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa. Diante disso o parlamentar está pontuando que além das ações de conscientização, é importante que o Município desenvolva durante todo o mês, iniciativas efetivas de prevenção, orientação, atendimento e ampliação do acesso aos exames destinados à saúde da mulher.
Conforme o vereador, é importante conhecer a demanda existente no Município para a realização de exames de mamografia, bem como eventual existência de fila de espera, de modo a possibilitar o planejamento adequado da Secretaria Municipal de Saúde.
Sendo assim entre os vários questionamentos, o parlamentear quer saber quais ações de prevenção, conscientização, orientação, atendimento e diagnóstico precoce estão programados pela Secretaria Municipal de Saúde para a Campanha Outubro Rosa 2026, em Votorantim e quantas mulheres aguardam na fila de espera para a realização de exames de mamografia pelo sistema público de saúde.
Fonte: Câmara de Votorantim






COMENTÁRIOS