Levantamento detalha votação para presidente nos 26 municípios da RMS no primeiro turno
Por Kaio Lopes*
A Região Metropolitana de Sorocaba, segundo apuração do jornalista Kaio Lopes a partir dos dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi responsável por quase 700 mil votos para o candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL). Mais precisamente, o ex-senador fluminense recebeu 697.382 votos na soma dos 26 municípios que compõem a RMS. Os números representam 59,64% dos 1.169.298 votos válidos nessas cidades, enquanto o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), obteve 359.702 votos (30,76%). As demais candidaturas obtiveram 112.214 votos (9,60%), todos pulverizados entre as chamadas “terceiras vias”, representadas nas figuras de Augusto Cury, Ronaldo Caiado, Renan Santos, Zema, Samara Martins, entre outras.
O gráfico revela, inclusive, o resultado de todos os municípios de nossa região, em ordem decrescente de eleitorado.

Alguns dados importantes podem ser observados: enquanto Cesário Lange foi a cidade mais bolsonarista da região (69,52%), Iperó foi aquela onde Lula teve seu melhor desempenho (39,06%). Ainda assim, seguindo uma tendência estadual do interior de SP, Flávio Bolsonaro liderou o pleito de ponta a ponta e sai fortalecido no pleito local.
Neste domingo, 25/10, das 8h às 17h (horário de Brasília), mais de 185,7 milhões de eleitores brasileiros estarão aptos a votar. Considerando que os paulistas já reelegeram, em primeiro turno, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o comparecimento às urnas em São Paulo será apenas para a definição entre a reeleição de Lula e a vitória inédita de Flávio Bolsonaro.
*Kaio Lopes é jornalista e colaborou voluntariamente com a Gazeta de Votorantim.






COMENTÁRIOS