Anterior

Família com cartão do Bolsa Família de final 5 deve atualizar seus dados até dia 29 de maio

14/05/2015

Anterior

Próxima

MEC anuncia provas do Enem 2015 para 24 e 25 de outubro

14/05/2015

Próxima
14/05/2015 - 13:40
Projeto da Votorantim Metais – CBA recebe Prêmio de Excelência da Indústria
 Foto: Votorantim Metais  

A Votorantim Metais – CBA foi contemplada com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, entregue pela revista Minérios e Minerales. O Prêmio é um dos maiores reconhecimentos do setor para as organizações que mais contribuem com o desenvolvimento da indústria através de ações que envolvem a inovação. 

A premiação aconteceu no dia 12 de maio, durante o VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, também organizado pela revista. Em sua 17ª edição, o evento busca reconhecer ações nas áreas de gestão, processo, lavra, meio ambiente, metalurgia, relações com a comunidade, redução de consumo de água e energia, segurança, recursos humanos e manutenção, categoria que premiou a Votorantim Metais – CBA.

“Para nós, esta é a coroação de um trabalho que é desenvolvido há anos pela Votorantim Metais - CBA. Este reconhecimento evidencia o perfil da empresa que, através da valorização das pessoas, promove constantemente a inovação, tendo-a como um aspecto cultural de seu negócio e de seus profissionais”, destaca a gerente geral de Desenvolvimento Humano Organizacional, Andressa Lamana.

O projeto

O projeto que conferiu o Prêmio à Votorantim Metais – CBA é o de Manutenção da Retomadora, que trouxe uma redução de quase 80% nos custos para a empresa. O case, inclusive, foi apresentado hoje, 13 de maio, durante VII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta. O evento reúne profissionais de mineração de todo o Brasil, tanto das mineradoras como fornecedores de produtos e serviços para o setor, propiciando um amplo debate sobre os temas através de palestras de curta duração.

A apresentação da Votorantim Metais - CBA foi feita pelo Engenheiro de Manutenção, Ricardo Cesar Padilha, que falou sobre o projeto de confiabilidade da Retomadora, uma máquina importante para o processamento da bauxita por ser responsável por coletar o minério que dá origem à alumina e transportá-lo até o equipamento de Moagem. Nesse trajeto, as perdas acabam aumentando os custos e diminuindo a eficiência, justamente o foco do projeto de Padilha.

Além de adequações nas rotinas de manutenção, com a substituição das rodas equalizadoras e o reforço de caçambas, o custo anual com manutenção caiu 78%. “O resultado foi garantido através da elaboração de planos e técnicas de manutenções preventivas e preditivas, além da solicitação de pontos de abastecimento para itens estratégicos”, aponta.

Com as alterações, os impactos atingiram também os profissionais da empresa. “Conseguimos, entre tantos resultados, reduzir em 86% a exposição do empregado ao risco”, conta Padilha.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 9,2 bilhões em 2012 e aproximadamente 10 mil funcionários.

 











Deixe seu comentário



Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.