Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância é celebrado nesta sexta-feira
Gpaci é referência no assunto para toda a região de Sorocaba

Nesta sexta-feira (15) é lembrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância (15 de fevereiro). Com o intuito de conscientizar a população sobre a doença, e principalmente alertar os pais, a Secretaria da Saúde (SES) lembra que as 48 cidades da região têm como referência no atendimento especializado de câncer a crianças e adolescentes o trabalho importante realizado pelo Gpaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) no Hospital “Sarina Rolim Caracante”.
O Hospital do Gpaci é habilitado pelo Ministério da Saúde como Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), especializado em pediatria, e disponibiliza uma excelente estrutura com quartos confortáveis, salas para cirurgia, Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico, consultórios médicos, equipe multiprofissional e demais áreas de apoio, atendendo o que preconizam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde. Desde a fundação da instituição, em 1983, a Prefeitura de Sorocaba mantém convênio para a realização de exames e cirurgias no hospital.
Em Sorocaba, crianças e adolescentes que passam pela Unidade Básica de Saúde (UBS) são avaliados pelos médicos e, em caso de suspeita de câncer, são encaminhados para locais especializados, como o Gpaci. Para o tratamento, normalmente precisa de, pelo menos, uma das seguintes modalidades: cirurgia, radioterapia e terapia sistêmica, como a quimioterapia e modificadores de resposta biológica.
Serviço de Urgência e Emergência Pediátrico
Além disso, o município conta desde 2016 com atendimentos de urgência e emergência pediátricos à população no hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil. Esse serviço a crianças de 0 até 12 anos completos também é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, e o Gpaci. A central de regulação de vagas do município é quem gerencia os encaminhamentos das crianças que necessitam de atendimento médico-hospitalar em regime de avalição ou internação.
De acordo com a SES, essa parceria de urgência e emergência pediátrica ocorre 24 horas por dia e garante ainda 80 cirurgias pediátricas; 2.000 exames de raios-x; 164 exames de ecocardiograma; 800 exames de ultrassonografia; 150 exames de tomografia computadorizada; 40 exames de endoscopia, além de outros exames laboratoriais. Além destes atendimentos, o hospital conta com outras especialidades pediátricas, como: hematologia, reumatologia, alergologia, neurologia, nefrologia, urologia e oncologia.
Sobre a data
O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância tem como intuito conscientizar a população sobre a doença e que todos os médicos fiquem atentos, tendo mais cuidado em reconhecer os sintomas da neoplasia o quanto antes, já que muitas vezes eles podem ser confundidos com outros problemas frequentes nessa fase da vida.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos, cerca de 11 mil crianças e adolescentes de um a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil. Atualmente, a doença é a causa que ocupa a primeira posição das mortes de pessoas nessa faixa etária.
Os cânceres mais comuns na infância e na adolescência são as leucemias, que afetam os glóbulos brancos. Além disso, os mais frequentes também são o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, muito comumente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), osteossarcomas (tumores ósseos), sarcomas (tumores que geralmente são de músculos e/ou cartilagens) e tumores germinativos (células que dão origens aos testículos ou aos ovários).
O médico oncologista, Lúcio Neves, informa alguns sintomas mais comuns da leucemia, por exemplo, é palidez, sangramentos frequentes (sem motivos muito claros), dores ósseas, além de infecções com muita frequência. Já no caso da retinoblastoma, os sintomas são uma imagem branca em pupila quando exposta à luz, estrabismo e sensibilidade exagerada à luz (fotofobia).
Nos sarcomas ocorre o aparecimento de massa com ou sem dor nos membros. Já os sintomas referentes ao tumor no sistema nervoso central são dores de cabeça, vômitos, alterações da coordenação motora, de força e de comportamento.
O Gpaci está localizado na rua Antônio Miguel Pereira, 45, no Jardim Faculdade. O telefone é (15) 2101-6555.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Sorocaba
COMENTÁRIOS