Ecossistema de soluções e tecnologias para complexos e cidades inteligentes é apresentado no Fórum Sorocaba 2050
Splice Smart Solutions, ecossistema inovador de empresas capitaneadas pelo Grupo Splice, é destaque no Fórum, que debate tecnologias e soluções inteligentes para melhoria de qualidade de vida de todos os cidadãos

.
.
O Grupo Splice, conjunto de empresas desenvolvedoras de soluções tecnológicas para os segmentos de infraestrutura, real state, mobilidade urbana, telecomunicações e educação, participa entre 17 e 18 de abril do Fórum Sorocaba 2050 apresentando soluções para os mais diversos setores da economia com o conceito de cidades inteligentes (smart cities), visando melhorar a qualidade de vida e bem-estar de todos os cidadãos. A abertura do evento, realizado pela Prefeitura de Sorocaba (SP) no Parque Tecnológico de Sorocaba, contou com a presença de autoridades públicas, como o prefeito do município, Rodrigo Manganhato, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, representantes de municípios da região, parlamentares, empresários e outras personalidades.
De acordo com o presidente do Grupo Splice, Sr. Antônio Roberto Beldi, trata-se de uma importante oportunidade para mostrar a gestores as inovações que podem integrar planos diretores de municípios e aprimorar as operações de empresas públicas e privadas. “Temos a inovação em nosso DNA e queremos compartilhar com todo o país a nossa expertise”, diz. Segundo ele, a ciência e a tecnologia têm um papel fundamental no aumento da eficiência das operações de órgãos públicos, companhias de diversos setores e instituições que atendem o público. “É possível tornar a gestão mais ágil e humanizada por meio da implementação de ferramentas inteligentes que atendam as necessidades das pessoas nas cidades, empresas, escolas, entre outros”, comenta.
Entre os projetos apresentados, destaca-se o SIIS (Sistema Inteligente Integrado Splice), uma plataforma tecnológica integradora de softwares e hardwares para os mais diversos segmentos de mercado, com inteligência artificial, dados e dashboards completos que tornam a gestão mais ágil e eficiente, seguindo diversas homologações e protocolos exigidos pelos órgãos regulamentadores.
“Vale destacar também que estamos trazendo para o evento alguns dos cases criados no Centro Universitário Facens, nosso hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus –, com diversos projetos de tecnologias em realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial, IOT, tecnologias com 5G, dashboards analíticos, games, apps, blockchaim, metaverso, entre outros, com cases de sucesso desenvolvidos para diversos parceiros e empresas, nacionais e internacionais, inspirados nos eixos de atuação de cidades inteligentes e atrelados ao ESG”, conta. Ainda segundo ele, todos os projetos se alinham aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Grupo conta também com o IPFacens, um instituto de pesquisas criado há mais de 20 anos para conectar empresas por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Outras soluções
“A tecnologia precisa ser utilizada para beneficiar as pessoas e torná-las parte integrante do processo de aprimoramento constante da gestão. Não basta promover transformação digital, mas agregar valor por meio de soluções que contemplem as demandas das pessoas, do meio-ambiente e da sociedade como um todo. Nós podemos construir juntos um futuro melhor para todos. Para isso, precisamos entender o que cada um precisa e investir em ciência e inovação. É por isso que investimos em diversos outros segmentos, como saúde, com a SDH, que oferece soluções completas em gestão de saúde para entidades públicas e privadas, contemplando o individualizado atendimento a cada paciente. Outro destaque importante é o Falaí, uma plataforma que criamos para conectar pessoas. Trata-se de um aplicativo que permite aos munícipes reportar à prefeitura ocorrências encontradas na cidade de forma fácil e ágil”, finaliza o executivo. Entre outras atividades, o Grupo atua também com internet banda larga fibra ótica, por meio da NRT, e já conecta mais de 50 cidades do interior de São Paulo.
Sobre o Grupo Splice
Fundado em 1971 e com mais de meio século de história, o Grupo Splice é formado pelas empresas Splice Desenvolvimento Urbano (Real State), Centro Universitário Facens (educação), Centro Universitário Newton (educação), Via Rondon SP 300 (estradas), Noroestecom (telecom), Smart Vila Velha / Smart CPGI (iluminação Pública) Splice Mobilidade Urbana (tecnologias para Smart Cities). Na área de engenharia, desenvolve tecnologias de ponta para monitoramento inteligente e segurança pública, com foco em mobilidade urbana e soluções de transporte. No setor de ensino, o Grupo forma profissionais no Centro Universitário Facens (Sorocaba – SP) e Newton em (BH – MG), que são hubs de inovação e tecnologia – Smart Campus –, cuja missão é contribuir para manter o crescimento virtuoso da sociedade por meio da ciência e inovação. Na área de infraestrutura, administra o trecho da estrada Viarondon (SP-300) por meio do monitoramento e da análise de dados com tecnologias de ponta para maior qualidade e segurança do tráfego de veículos no interior de São Paulo, sendo uma das melhores e mais tecnológicas estradas do país. No ramo imobiliário, oferece empreendimentos residenciais e comerciais, loteamentos e incorporações com alto padrão de qualidade reconhecido pelo mercado, com bairros planejados e urbanismo, além de tecnologias de ponta para melhoria da qualidade de vida e segurança de seus clientes inspirados nos eixos das cidades inteligentes. As operações do Grupo Splice contemplam transversalmente em suas empresas, ações de responsabilidade social e ambiental e são alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
COMENTÁRIOS