Seja bem-vindo
Votorantim,03/05/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Coluna cerca-lourenço de 03/05/2025


    Coluna cerca-lourenço de 03/05/2025


    Prefeito revoga licença sindical de Cesar Silva, que volta à Administração


    Presidente do Sindicato, Silvio Cavalheiro, e prefeito Weber Manga


    Cesar Silva

    O ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Votorantim, Cesar Silva, não terá mais como chefe direto o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sílvio Cavaleiro, mas sim o secretário de Negócios Jurídicos Jean Carlos Nunes Oliveira.
    A mudança foi oficializada na edição do Jornal do Município da última quarta-feira (30), que trouxe a revogação da Portaria nº 21.775, publicada em 11 de dezembro de 2024. A portaria, assinada ainda pela ex-prefeita Fabíola Alves, concedia licença a César Silva para exercer mandato classista à frente do sindicato.
    A revogação, assinada pelo atual prefeito Weber Manga, desfaz um dos últimos atos da gestão anterior, que havia garantido a permanência de seu então candidato a vice-prefeito no quadro sindical, poucos dias antes da posse do novo governo.
    A coluna conversou com Cesar Silva. Ele afirmou que não foi comunicado previamente da decisão e que só tomou conhecimento da revogação no fim do dia, pouco antes da veiculação oficial no Jornal do Município. Segundo ele, o setor de Recursos Humanos apenas informou ao presidente do sindicato que ele não estaria mais à disposição da entidade, sem maiores explicações.


    APAE Votorantim tem contas bancárias desbloqueadas e prevê retorno das atividades na próxima semana



    Nesta sexta-feira (02), a APAE Votorantim obteve o desbloqueio das contas bancárias vinculadas aos repasses da área da educação. A decisão foi concedida pela Vara do Trabalho, após apresentação de documentação e provas, incluindo a matéria publicada pelo periódico Gazeta de Votorantim, que reforçou a situação enfrentada pela entidade.
    Com o desbloqueio, a APAE iniciou imediatamente o pagamento dos salários em atraso aos seus colaboradores, regularizando parte das pendências financeiras. A entidade também anunciou que o retorno às atividades normais está previsto para a próxima segunda-feira (05), com atendimento pleno às pessoas assistidas pela instituição.
    A direção da APAE agradeceu o apoio da comunidade, imprensa e órgãos públicos durante o período de dificuldades e reforça seu compromisso com a transparência e a continuidade dos serviços essenciais prestados à população.


    Retribuindo a visita

    Daniel da Farmácia e Danilo Balas

    O vereador Daniel da Farmácia (PL) visitou, na última quarta-feira (30), o gabinete político do deputado estadual Danilo Balas (PL), em Sorocaba. A visita ocorre poucos dias após Balas ter sido recebido por Daniel na Câmara Municipal de Votorantim.
    Como noticiado por esta coluna na semana passada, o encontro tem contexto político e partidário. Na ocasião da visita do deputado à cidade, o vereador Daniel avaliava uma aproximação com o grupo político do também vereador Roberto França (PL). A movimentação revela uma disputa por alianças dentro do Partido Liberal (PL), sigla à qual os três pertencem.
    A articulação ocorre em meio à preparação para as eleições de 2026. O deputado Danilo Balas deve buscar a reeleição à Assembleia Legislativa, enquanto Roberto França, que já integrou a equipe do deputado no passado, hoje atua politicamente alinhado à família Bolsonaro e também trabalha para fortalecer seu grupo local.


    Vereador propõe rodeio em Votorantim como fomento ao comércio e cultura caipira

    Roberto França



    O vereador Roberto França (PL) quer trazer para Votorantim um evento de rodeio “com o objetivo de impulsionar o comércio local, fomentar o turismo e resgatar elementos da cultura caipira”. A proposta, segundo ele, se inspira em cidades como Barretos, Jaguariúna, Americana e Itapetininga, que já “colhem benefícios econômicos e culturais com festas de peão”.
    De acordo com o parlamentar, o evento também teria uma função social: parte da arrecadação seria destinada ao Fundo Social de Solidariedade. “Se conseguirmos convencer a sociedade, o Legislativo e o Executivo, vamos fazer a economia girar. Votorantim é uma cidade tradicionalmente caipira, e um evento como esse ajudaria a resgatar nossos valores: a cavalgada, o tropeirismo, a música e a identidade do interior paulista”, defende.
    A proposta, no entanto, enfrenta críticas, especialmente por parte de defensores dos direitos dos animais. Um grupo de pessoas inclusive foi à sessão da Câmara na terça-feira para protestar com cartazes o que chama de “retrocesso”, já que tal discussão já ocorreu no passado na cidade, quando o rodeio foi proibido. 
    França afirma que está sendo atacado injustamente. “Conversei com inúmeros cavaleiros da cidade. São muitos, muito mais do que a meia dúzia de pessoas que estão me chamando de fascista na internet. Eu entendo que existem maus-tratos e combato isso. Sou o autor do projeto de lei que regulamenta a proteção contra maus-tratos a animais em Votorantim”, rebate.
    O vereador ressalta que é possível unir tradição, desenvolvimento econômico e bem-estar animal. “É uma loucura, mas é verdade: o único vereador que apresentou projeto contra maus-tratos é o mesmo que propõe regulamentar o rodeio e a cavalgada na cidade. O importante é fazer com responsabilidade e com respeito à vida animal.”
    Em Sorocaba, a Justiça suspendeu na tarde desta sexta-feira (02) a realização de uma Vaquejada prevista para este fim de semana no bairro do Éden, atendendo a uma ação do Ministério Público do Estado de São Paulo. A decisão liminar do juiz Diogo Aguiar se baseou na ausência de alvará municipal, licença ambiental e comprovação de medidas de proteção ao bem-estar animal, além de destacar o risco de maus-tratos e danos ambientais irreversíveis. A vaquejada é considerada ilegal em Sorocaba, segundo o promotor Jorge Marum, pois a norma municipal que a permitia foi considerada inconstitucional. A multa por descumprimento da liminar é de R$ 50 mil por dia.


    Corte de folgas gera crise entre servidores da saúde em Votorantim



    A decisão da Prefeitura de Votorantim de cancelar folgas de servidores da saúde causou indignação entre os profissionais da área. Segundo reportagem da jornalista Luciana Ackermann, publicada no Portal Porque (https://www.portalporque.com.br/), um ofício assinado pelo secretário de Saúde, Robertson Magalhães Jordão, em 14 de março, determinou o cancelamento das chamadas “folgas de responsabilidade técnica” e de folgas relativas a campanhas de saúde — com exceção das eleitorais.
    O documento justifica que tais folgas não estão previstas na legislação municipal e informa que servidores que já as haviam utilizado sofreram descontos nos salários de fevereiro. Uma servidora que preferiu não se identificar relatou que cerca de 150 profissionais estariam sendo prejudicados. “Tudo o que trabalhamos em campanhas, mutirões e eventos como a Feira da Lua foi apagado do banco de horas. Como se apaga algo que foi efetivamente trabalhado?”, questiona. Com mais de 10 anos de serviço, ela ainda afirmou nunca ter visto a categoria ser tão desvalorizada.
    O Sindicato dos Servidores Municipais informou que está tomando providências e busca uma reunião com o prefeito e o secretário para tratar do tema. A jornalista Luciana Ackermann enviou questionamentos ao Departamento de Comunicação da Prefeitura, mas não obteve resposta.


    Entidades beneficentes recebem apoio para participar da Festa Junina de Votorantim 2025




    As 16 entidades beneficentes que irão compor a praça de alimentação solidária da Festa Junina Beneficente de Votorantim 2025 receberam um aporte financeiro de R$ 4 mil cada, oferecido pela organização do evento. O valor tem como finalidade auxiliar na compra de insumos e itens de decoração para o início dos trabalhos durante a festa.
    Participam nesta edição: Associação Votorantinense de Amparo ao Menor (AVAM); Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Associação Filantrópica de Votorantim; Associação Natal Sem Fome; Casa de Belém de Votorantim; Clube de Mães - Sagrada Família; Conselho Central de Votorantim - Sociedade São Vicente de Paulo Silvio; Creche São Vicente de Paulo; Instituto dos Filhos Misericordiosos da Cruz - Anglicanos; Fraternidade Feminina de Votorantim; Grupo Viver Terceira Idade; Lions Clube de Votorantim; Lugar de Amor e Restauração (LUAR); Obra Social Santa Luzia; ONG Pró-Mulher; Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição.
    A renda obtida pelas instituições nos mais de 20 dias de festa é destinada à manutenção de suas atividades ao longo do ano.
    A Festa Junina de Votorantim 2025 será realizada de 28 de maio a 22 de junho, na Praça de Eventos Lecy de Campos, localizada na Avenida 31 de Março. O recinto estará fechado às segundas e terças-feiras para manutenção. De quarta a sexta, o funcionamento será a partir das 19h, e aos sábados, domingos e feriados, a partir das 13h.
    O espaço da praça de alimentação será todo coberto e conta com mesas e cadeiras à disposição do público.


    Vereador aciona Ministério Público por supostas irregularidades na compra de ovos de Páscoa



    O vereador Rogério Lima protocolou, na última terça-feira, uma denúncia junto ao Ministério Público questionando a aquisição e distribuição de ovos de Páscoa pela Prefeitura de Votorantim. A ação, segundo o parlamentar, não contesta a entrega dos itens às crianças da rede municipal, mas levanta dúvidas sobre a legalidade do processo de compra.
    De acordo com o vereador, não há qualquer registro da aquisição no Portal da Transparência, o que, para ele, descarta a possibilidade de compra emergencial ou por meio de licitação regular. Ele também aponta a hipótese de que os ovos possam ter sido doados, solicitando ao MP a apuração sobre qual empresa teria realizado a doação, a emissão de nota fiscal e os documentos que comprovem a transação.
    Outro ponto abordado diz respeito aos ovos que teriam sobrado após a distribuição nas escolas e que, conforme denúncia recebida por Rogério Lima, foram retirados das unidades sem qualquer informação sobre o destino final.
    O parlamentar requer que o Ministério Público apure a quantidade total de ovos adquiridos, o valor unitário e o custo total da suposta compra. “É inaceitável que uma ação como essa, voltada às crianças, esteja cercada por dúvidas e falta de transparência”, afirmou o vereador.


    Vitor Lippi apoia fusão entre PSDB e Podemos e defende alternativa de centro para o Brasil

    Vitor Lippi, Renata Abreu e Beto Rocha

    A Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade, na última terça-feira (29), em Brasília, o início oficial das tratativas para fusão com o partido Podemos. A medida marca a construção de um novo partido no cenário político nacional: o Centro Democrático.
    Segundo nota oficial publicada no site do PSDB, o encontro da executiva selou o início das discussões e ampliará os processos de consulta junto às diversas instâncias partidárias. Está marcada para o dia 5 de junho uma Convenção Nacional que deverá deliberar sobre a fusão e eventuais alterações no estatuto da legenda.
    O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) afirmou que a nova sigla representa uma alternativa moderna, equilibrada e responsável para os desafios do país. “O Centro Democrático se apresenta como uma alternativa equilibrada, comprometida com a democracia, a responsabilidade fiscal e soluções práticas para os desafios do país”, destacou em suas redes sociais.
    Já o deputado federal Beto Richa (PSDB-PR), também presente na reunião, defendeu que a fusão pode superar a polarização que paralisa o Brasil. “No Paraná, PSDB e Podemos já são próximos em princípios e visão de país, o que torna natural um futuro conjunto”, disse.
    O novo partido deve reunir lideranças comprometidas com o desenvolvimento sustentável, a justiça social e o fortalecimento das instituições democráticas, com foco em um posicionamento de centro, “longe dos extremos”, conforme destacou a nota oficial do PSDB.

    Com a fusão do PSDB e Podemos, resta saber: e em Votorantim, como fica?



    A fusão entre PSDB e Podemos já é uma realidade nos bastidores de Brasília, com o aval da cúpula nacional e o apoio declarado de lideranças expressivas como o deputado federal Vitor Lippi, representante da região de Sorocaba. A proposta é formar um novo partido, que se chamará "Centro Democrático", e já se fala em candidaturas próprias à Presidência da República e ao Governo de São Paulo. No entanto, enquanto os líderes nacionais traçam estratégias unificadas, a situação em Votorantim está longe de ser consensual entre os dois partidos.
    A fusão coloca frente a frente dois inimigos políticos declarados: a ex-prefeita Fabíola Alves, atual presidente do PSDB local, e o ex-vereador Prof. Luciano Silva, presidente do Podemos. A rivalidade entre os dois vem de longa data. Luciano, que foi expulso do ninho tucano em 2018, se tornou uma das vozes mais críticas da gestão Fabíola durante seu mandato como vereador e continua sendo oposição à ex-prefeita.
    Com o novo partido sendo gestado sob o nome de Centro Democrático, a pergunta que ecoa nos bastidores da política votorantinense é: quem comandará a legenda na cidade? Será possível conciliar trajetórias tão marcadas por confrontos e disputas internas? Ou a fusão, que ainda depende da homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trará uma trégua nas divergências e veremos a união política de Fabíola e Luciano? E qual dos dois encabeçará a nova legenda na função de presidente?


    Vereadores aprovam inclusão de emendas impositivas na Lei Orgânica do Município



    Os vereadores de Votorantim aprovaram por unanimidade, durante a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na quarta-feira (23/04), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/2025, que acrescenta o artigo 167-A, incluindo formalmente no processo legislativo orçamentário municipal a possibilidade de apresentação de emendas impositivas pelos parlamentares.
    Assinada por todos os vereadores da Casa, a proposta segue os preceitos das Emendas Constitucionais nº 86/2015, nº 100/2019 e nº 126/2022, permitindo que os parlamentares tenham direito à destinação obrigatória de parte do orçamento público para atender demandas da população, com especial atenção às áreas prioritárias como saúde.
    De acordo com o novo artigo, cada vereador poderá apresentar emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) no limite de até 2% da receita corrente líquida do exercício anterior, sendo obrigatoriamente 50% deste montante destinado às ações e serviços públicos de saúde. O texto também estabelece que os valores não executados dentro do exercício fiscal serão inscritos como Restos a Pagar, assegurando a continuidade da aplicação das emendas no orçamento seguinte.
    A nova emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua publicação e terá efeitos a partir da execução orçamentária de 2026.


    Vereador propõe acesso exclusivo para viaturas da GCM visando agilizar atendimentos emergenciais

    Luciano da Camps


    O vereador Luciano da Camps (Republicanos), apresentou um requerimento à Prefeitura solicitando estudos técnicos para a abertura de um novo acesso viário exclusivo para as viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM).
    Atualmente, a base da GCM está localizada no prédio “Vereador José Moacyr Abbad”, ao lado da EMEF “Prof. Abimael Carlos de Campos”, na Avenida Luiz do Patrocino Fernandes. Embora situada na região central da cidade, a localização enfrenta um problema logístico: viaturas que precisam se deslocar rapidamente para bairros como Jardim Araújo, Rio Acima, Vila Nova Votorantim e adjacências são obrigadas a percorrer um trajeto adicional de aproximadamente 300 metros para realizar o retorno mais próximo, o que compromete a agilidade nos atendimentos de emergência.
    De acordo com o vereador, a criação de um acesso no canteiro central da avenida, defronte à base da GCM, exclusivo para veículos oficiais, poderia reduzir em até três minutos o tempo de resposta em situações emergenciais. Luciano cita como exemplo positivo a Delegacia da Polícia Civil de Sorocaba, localizada na Avenida General Carneiro, onde há um acesso semelhante reservado para veículos policiais.


    Vereador cobra construção de passarela na Rodovia Miguel Afonso Ferreira de Castilho para garantir segurança de pedestres

    Daniel da Farmácia

    O vereador Daniel da Farmácia (PL) apresentou requerimento solicitando informações do Executivo a respeito da possibilidade de construção de uma nova passarela na Rodovia Dr. Miguel Affonso Ferreira de Castilho (SPA - 103/79), interligando os bairros Jardim Bandeirantes e Votocel.
    A demanda, segundo o parlamentar, surgiu após ser procurado por moradores da região, que relataram os riscos enfrentados diariamente ao tentar atravessar a rodovia, especialmente nas proximidades de pontos de ônibus, onde o fluxo de pedestres é intenso. Atualmente, a via conta com apenas uma passarela, localizada na altura do bairro Parque São João, que não atende de forma adequada o crescente número de moradores das regiões vizinhas


    TV Votorantim estreia programa de entrevistas com Rogério Bolinho



    A TV Votorantim estreia, no próximo dia 7 de maio, às 20h30, um novo programa de entrevistas comandado pelo jornalista e radialista Rogério Bolinho. Com larga experiência na comunicação regional, Bolinho já atuou em veículos de Sorocaba e Itapeva, e agora assume a apresentação de um talk show leve e dinâmico com foco nos agentes públicos e autoridades da Região Metropolitana de Sorocaba.
    Composta por 27 municípios, a região tem forte atuação nas áreas industrial, agrícola e turística, especialmente nos eixos das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. A proposta do programa é justamente aproximar essas cidades por meio do diálogo, da troca de experiências administrativas e da promoção da integração regional.
    A nova atração da TV Votorantim poderá ser assistida em diversas plataformas, ampliando seu alcance para além da TV a cabo:
    - Canal 8 da Claro (TV a cabo)
    - Soul TV (canal 111, via streaming)
    - TV Brasil+ (canal TV Votorantim, via streaming)
    - Site: www.tvvotorantim.com.br
    - Facebook: @TVVotorantim
    - YouTube: @TVVotorantimAOVIVO
    A estreia marca mais um passo da emissora na valorização do jornalismo regional e no fortalecimento do debate público.








    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.