Senac Sorocaba lança cursos na área de gestão e negócios
São vagas para quatro cursos técnicos e oito cursos livres. Para docente da unidade, mercado de trabalho está competitivo e exige profissionais qualificados

Profissões relacionadas ao mundo dos negócios estão cada vez mais requisitadas e diversificadas. Com a instalação de indústrias e redes de varejo na região de Sorocaba, aumenta também a exigência por profissionais qualificados. Há também a expansão de novos mercados por pessoas que investem como gestores do próprio negócio. Para formar profissionais habilitados a atuar na área de gestão e negócios, o Senac Sorocaba está com vagas abertas para 2 cursos técnicos e 8 cursos livres, são eles: Técnico em Recursos Humanos; Técnico em Logística; Administração de Armazenagem; Assistente Fiscal; Compras e Administração de Materiais; Gestão da Distribuição; Importação: Rotinas e Procedimentos; Introdução à Administração de Pessoal; Técnicas de Liderança e Vendas: Prospecção de Clientes.
Os cursos são voltados a estudantes e profissionais que tenham o interesse em atuar nas áreas e que estejam, no mínimo, cursando ou ter concluído o segundo ano do ensino médio.
As aulas dos cursos em Gestão e Negócios possuem foco no empreendedorismo, com atividades diversificadas, através de situações que envolvem pesquisa, estudos de casos, análises, soluções de problemas, e contato com especialistas da área. Nos técnicos ocorre o desenvolvimento de um projeto, construído no decorrer dos cursos, favorecendo o desenvolvimento profissional, na medida em que considera contextos similares aqueles encontrados nas condições reais de trabalho, além de estimular a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios do mercado.
Segundo o docente da área de gestão e negócios do Senac Sorocaba, Wilson Andrade Santos Filho, o empreendedorismo é uma opção que tem feito muitas pessoas abrirem o próprio negócio. “Um exemplo são os escritórios de contabilidade ou consultoria, que são boa opção para quem quer ser empreendedor”, afirma.
Para se destacar no mercado de trabalho, o docente da área de marketing da unidade, Ronald Junior Rodrigues Molina, afirma que é necessário que o profissional seja cada vez mais completo e com conhecimento de toda a cadeia produtiva e de negócios. “Criatividade, inovação e persistência completam os requisitos para obter o sucesso na profissão”, explica.
As inscrições podem ser feitas por meio do site www.sp.senac.br/sorocaba, ou na própria unidade, que fica na Avenida Cel. Nogueira Padilha, 2392 - Vila Hortência. Outras informações pelo telefone (15) 3412-2500.
Cursos técnicos
Técnico em Logística
Data: a partir de 13 de abril
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30
O curso prepara o aluno para administrar materiais e recursos utilizados em uma empresa, controlar estoque e armazenagem, planejar a movimentação interna em centros de varejo ou indústrias, operacionalizar a logística internacional, entre outros.
Técnico em Recursos Humanos
Data: a partir de 18 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 ás 22h30
O curso desenvolve o aluno para executar rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária, atuar em processos de orientação sobre a importância da segurança no trabalho e da saúde ocupacional e prestar serviços de comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento pessoal, podendo exercer essas atividades em organizações públicas, privadas e do terceiro setor ou em seu próprio negócio, em qualquer ramo de atividade.
Cursos livres
Importação: Rotinas e Procedimentos
Data: a partir de 23 de abril
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h30
O curso prepara o participante para colocar em prática os processos de importação conforme os aspectos mercadológicos, comercial e tributário.
Técnicas de Liderança
Data: a partir de 14 de abril
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h30
O curso capacita o participante para desenvolver habilidades para liderar equipes a partir dos diferentes estilos de liderança e do adequado planejamento dos processos e atividades, visando a melhoria do desempenho de pessoas e equipes de trabalho.
Administração de Armazenagem
Data: a partir de 25 de abril
Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30
O curso prepara o participante para agir na gestão de armazéns, almoxarifados e centros de distribuição, mobilizando conhecimentos e habilidades para reduzir custos operacionais e contribuir para a melhoria da competitividade dos negócios
Introdução à Administração de Pessoal
Data: a partir de 4 de maio
Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 22h30
O curso forma profissionais aptos a desenvolverem atividades de administração pessoal e processos de admissão, rescisão de contratos de trabalho e cálculo de folha de pagamento, atuando de acordo com a legislação trabalhista e as diretrizes da organização, a fim de garantir o cumprimento das obrigações entre empregadores e empregados.
Assistente Fiscal
Data: a partir de 5 de maio
Horário: às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h30
O curso capacita o participante para conferir documentos fiscais, orientar a escrituração fiscal e elaborar as obrigações acessórias, utilizando conhecimentos sobre a legislação tributária e habilidades para a aplicação das normas vigentes, com a finalidade de assegurar que a empresa esteja em conformidade com as obrigações fiscais.
Vendas: Prospecção de Clientes
Data: a partir de 8 de maio
Horário: às sextas-feiras, das 19 às 22h30
O curso tem o objetivo de capacitar profissionais para elaborarem um plano de identificação e atração de potenciais clientes, por meio de técnicas específicas da área de vendas e marketing, abrangendo as vendas empresariais e varejistas.
Compras e administração de materiais
Data: a partir de 9 de maio
Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30
No curso, o participante aprende a atuar nos processos de aquisição e administração de materiais a partir de uma visão integrada da Logística, de modo a dar suporte às decisões quanto à seleção de fornecedores, compras de materiais locais ou internacionais e administração dos materiais.
Gestão da Distribuição
Data: a partir de 30 de maio
Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30
No curso, O participante aprende a dar suporte ao processo de decisão na gestão da distribuição, mobilizando conhecimentos, habilidades e valores, com base na administração dos estoques, sua localização, e planejamento de transporte, de modo a buscar atender aos pedidos dos clientes dentro da melhor relação nível de serviço e custos.
Serviço
Local: Senac Sorocaba
Endereço: na Avenida Cel. Nogueira Padilha, 2392 - Vila Hortência
Inscrições e informações: (15) 3412-2500 www.sp.senac.br/sorocaba
(Vergili Comunicação Integrada)
COMENTÁRIOS