RESPOSTAS DO TESTE “O QUANTO VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE VOTORANTIM?”
1. Quem é considerado o primeiro morador da região de Votorantim?
Resposta: b) Paschoal Moreira Cabral.
Acredita-se que a colonização de Votorantim tenha começado na segunda metade do século XVII, quando Paschoal Moreira Cabral, parente de Baltazar Fernandes, se instalou no local conhecido como Itapeva, hoje sede da Fazenda de São Francisco, de propriedade de Grupo Votorantim.
2. Em 1886, uma importante paisagem votorantinense atraiu a visita de Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina. Qual foi o local desse passeio?
Resposta: d) Cachoeira da Chave.
Hoje chamada de Cachoeira da Chave, a queda d’água localizada na região central da cidade era denominada pelos indígenas de “ibirantinga” (fumaças brancas da cachoeira), “butura-ti” (espuma branca) e “buturantim” (grande espuma branca), que inspirou o nome da cidade. A bela cachoeira atraia inúmeros visitantes, como o imperador D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina, que visitaram três vezes o local.
3. Votorantim teve o primeiro time de futebol do interior paulista. Qual era ele?
Resposta: c) Savoia
Votorantim bem que podia ser chamada de o berço do futebol. Isso porque, aqui nasceu o primeiro time de futebol do interior paulista e o segundo de todo o Brasil (só perdendo para o São Paulo). O Savoia surgiu em 1º de janeiro de 1900, formado por imigrantes italianos que chegaram a Votorantim para trabalhar na tecelagem e se tornou respeitado em todo o Estado: ganhou 200 taças e troféus e o título de Esquadrão de Ferro.
4. No final dos anos 50, o distrito de Votorantim vivia seu apogeu econômico e abrigava três importantes indústrias do Grupo Votorantim. Quais eram elas?
Resposta: a) Tecido, cimento e papel.
Próximo à emancipação, o distrito de Votorantim abrigava a fábrica de tecido Votorantim, que empregava cerca de 5 mil funcionários, a de celulose Votocel, com cerca de 800 funcionários e a de cimento Santa Helena, com 700 funcionários. Tinha assim importante peso na arrecadação de Sorocaba.
5. Como era chamado o movimento emancipacionista votorantinense?
Resposta: b) Vanguardeiros
No início da década de 1960, eclodiu no distrito de Votorantim o movimento de luta pela emancipação política. O período foi marcado pelas polêmicas entre as duas vertentes: a do SIM, a favor do desmembramento, e a do NÃO, contra. Vanguardeiros é o nome dado ao grupo de pessoas que se articulou e mobilizou pela emancipação do município.
6. Em 07 de março de 1965, foi realizada a primeira eleição municipal de Votorantim. Quem foi o primeiro prefeito eleito na cidade?
Resposta: c) Pedro Augusto Rangel
Pedro Augusto Rangel era vereador em Sorocaba e derrotou seu oponente Afonso Erra, na primeira eleição de Votorantim por 3297 votos a 1461. Alcançando 60% da preferência dos 5469 eleitores que foram às urnas.
7. Votorantim tem a honra de contar com duas datas comemorativas, quais são elas?
Reposta: d) 08/12/1963 e 27/03/1965
Após a realização do plebiscito que deu vitória ao SIM, em 1º de dezembro de 1963, Votorantim se desmembrou de Sorocaba. A cidade comemora seu aniversário em 8 de dezembro, entretanto, pela data consagrada à Nossa Senhora da Conceição. A instalação do município ocorreu em 27 de março de 1965, marcando a posse de sua primeira administração autônoma.
8. Qual o ano da enchente que atingiu Votorantim e destruiu parte da Igreja Matriz?
Resposta: a) 1982
Votorantim já havia sofrido uma enchente em 1929, mas em proporção bem menor que a de 1982. Nessa ocasião, seis pessoas morreram e parte da igreja São João Batista caiu. A matriz era localizada no então centro da cidade, próximo a Fábrica de Tecidos Votorantim e entre a Vila Dominguinho e Barra Funda.
9. Votorantim tem um vereador que se destaca na história brasileira por seu recorde de legislaturas. Quantas vezes Labrego foi eleito?
Resposta: d) 11
Lázaro Alberto de Almeida, o Labrego, exerceu onze vezes consecutivas o mandato de vereador em Votorantim, um recorde na história da política brasileira. Labrego ocupava o cargo desde a emancipação da cidade e deixou a Câmara em 2012, após não ser eleito nas eleições daquele ano.
Reportagem publicada na página 18 da edição especial de 52 anos de Emancipação de Votorantim





COMENTÁRIOS