Seja bem-vindo
Votorantim,04/09/2025

    • A +
    • A -

    Jaqueline Coutinho assume Prefeitura de Sorocaba após cassação de José Crespo


    Jaqueline Coutinho assume Prefeitura de Sorocaba após cassação de José Crespo Jaqueline Coutinho (Foto: Divulgação/Arquivo)

    Em sessão extraordinária realizada na quinta-feira (24), os vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba, por 14 votos a 6, aprovaram o pedido de cassação do prefeito José Crespo (DEM).


    Dois quesitos foram analisados pelos parlamentares, com a mesma votação para ambos: se o prefeito José Crespo insistiu em impedir investigação sobre uma irregularidade na escolaridade de sua assessora; e se o prefeito procedeu de modo incompatível com dignidade e decoro do cargo ao discutir com a então vice-prefeita Jaqueline Coutinho, em seu gabinete.


    Após a manifestação dos vereadores e do advogado de defesa do prefeito, Ricardo Porto, e antes da votação, uma questão de ordem foi aprovada em plenário considerando o vereador Anselmo Neto (PSDB) impedido de votar por “flagrante parcialidade do vereador, já que participou do governo de José Crespo e só retornou à Câmara para votar a favor do prefeito”, conforme palavras do autor do pedido, vereador Renan Santos. Assim, o suplente JP Miranda foi convocado para participar da votação.


    Votaram a favor da cassação os vereadores Antonio Carlos Silvano Junior (PV), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (PSOL), Francisco França (PT), Hudson Pessini (PMDB), Iara Bernardi (PT), João Donizeti (PSDB), JP Miranda (PSDB), José Francisco Martinez (PSDB), Péricles Régis (PMDB), Renan Santos (PCdoB), Rodrigo Manga (DEM), Vitão do Cachorrão (PMDB) e Wanderley Diogo (PRP).


    Foram contra o pedido de cassação os vereadores Fernando Dini (PMDB), Hélio Brasileiro (PMDB), Irineu Toledo (PRB), Pastor Apolo (PSB), Luis Santos (Pros) e Marinho Marte (PPS).


    Depois da votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Manga, proclamou o resultado, lavrou a ata da sessão e expediu o decreto de cassação do mandato do prefeito. Em seguida, foi realizada a solenidade de posse da prefeita Jaqueline Coutinho (PTB).


    José Crespo informou que vai recorrer na Justiça. “Além do recurso contra a decisão, providências jurídicas serão tomadas contra as arbitrariedades do presidente da Câmara”, disse.

    Jaqueline Coutinho
    Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho é filiada e presidente do PTB de Sorocaba. Formada em Direito pela FADI Sorocaba, aos 18 anos passou em concurso público para o cargo de oficial de justiça, exercendo-o por quatro anos e oito meses em Sorocaba. Aos 22 anos, também por meio de concurso público, ingressou na carreira de Delegada de Polícia, sendo das mais jovens profissionais aprovadas para a função à época.


    Trabalhou como delegada na Delegacia de Defesa da Mulher de Itapetininga, Fernandópolis e Sorocaba durante 19 anos. Atuou ainda na Delegacia do Idoso e no Necrin de Sorocaba.


    Nascida em Sorocaba a 3 de setembro de 1966, é divorciada e tem dois filhos pré-adolescentes, Maitê e João. Seus pais, ambos oficiais de justiça aposentados, são Neide e Geraldo Barcelos Coutinho.


    Jaqueline foi revelada no meio político pelo ex-prefeito de Sorocaba, Renato Amary.


     


    Reportagem publicada na página 03 da edição 233 da Gazeta de Votorantim de 26 de agosto a 01 setembro de 2017




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.