Seja bem-vindo
Votorantim,03/05/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Coluna Jogadores famosos que deixaram saudades - Casagrande (Por Jesus Rodrigues)

    Casão

    Fonte: Arquivo
    Coluna Jogadores famosos que deixaram saudades - Casagrande (Por Jesus Rodrigues) Walter Casagrande Junior, o Casão

    .


    .


    Walter Casagrande Junior, mais conhecido como Casagrande, nasceu em São Paulo em 15 de abril de 1963, foi um futebolista que atuava como atacante e atualmente trabalha como comentarista de futebol pela Rede Globo.


    Revelado pelo Corinthians, Casagrande iniciou sua carreira em 1980. Porém, logo após ter se profissionalizado, o jogador, aos 18 anos, teve desentendimento com o técnico Oswaldo Brandão e por esse motivo, foi cedido ao Caldense, de Poços de Caldas.


    Retornou ao Corinthians em 1982, quando fez parte da Democracia Corintiana, movimento que dizia respeito tanto no esporte, quanto á política. Os jogadores se revoltaram e começaram a fazer uma rebelião no estádio. Durante essa época, Casagrande viveu a melhor fase de sua carreira, jogando ao lado de craques como Zenon, Biro-biro e Sócrates.


    Em 1984 foi emprestado ao São Paulo F.C. No tricolor, ele jogou improvisado na meia direita, uma vez que o time já contava com Careca. Casão foi convocado por Telê Santana para integrar a Seleção Brasileira, que se preparava para a Copa do Mundo de 1986. No entanto, o jogador teve que se contentar em ficar na reserva de Careca e Muller.


    Conhecido internacionalmente após sua participação na seleção, Casagrande foi jogar na Itália, onde defendeu o Porto de Portugal, conquistando a Copa dos Campeões da UEFA de 1987. Posteriormente, foi jogar na Itália, onde defendeu os times do Ascoli e do Torino, fazendo sucesso como centroavante.


    Foi campeão da Copa Itália em 1992/93 e vice-campeão da Copa da Uefa, em 1991/92. Na final da Copa da Uefa, no jogo contra o Ajax, ele fez os dois gols da vitória.


    Também em 1992, no famoso Derby da cidade de Turim contra a poderosa Juventus, marcou os dois gols da vitória histórica de Turim, a que Casagrande considera uma de suas melhores partidas.


    Após ficar seis anos fora de seu país, Casão retornou ao Brasil em 1993 para vestir a camisa do Flamengo, formando o ataque rubro-negro ao lado de Renato Gaúcho. Atuou 35 vezes, marcando 7 vezes, na maioria em clássicos. Nessa passagem pelo time carioca ficou famoso em fato ocorrido durante um jogo contra o Corinthians, no estádio do Pacaembu. Ao invés de ser hostilizado, a torcida Corintiana ovacionou seu ex-jogador e, em coro, cantou “Doutor, eu não me engano, o Casagrande é corinthiano” e “Volta, Casão, teu lugar é no timão”. Emocionado, o jogador atendeu a torcida e no ano seguinte vestiu novamente a camisa alvinegra.


    Na quarta passagem pelo Timão ele alcançou a marca de 256 jogos com a camisa corintiana e marcou 103 gols. Depois, jogou no time do Paulista de Jundiaí em 1995. Após isso, ele encerrou sua carreira no São Francisco, em 1996.


    Casagrande sofreu um grave acidente de carro em 2007 e ficou internado em coma por 24 horas, mas recuperou-se e após obter alta, após alguns dias foi internado em uma clínica para dependentes químicos.


    Em maio de 2015, Casagrande sofreu um infarto e após 5 dias internado em um hospital, recuperou-se e voltou a trabalhar como comentarista esportivo na TV.


    Lançou dois livros: “Casagrande e seus demônios”, em 2013 e “Sócrates e Casagrande – Uma história de amor”, em 2016.


    Foi casado e tem três filhos homens. Atualmente está com 57 anos. 









    Coluna publicada na página 16, da edição nº 376, da Gazeta de Votorantim, de 8 a 14 de agosto de 2020.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.