Seja bem-vindo
Votorantim,06/05/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Recordações - Saiba quem foi Pedro Augusto Rangel


    Recordações - Saiba quem foi Pedro Augusto Rangel

    .




    Homem simples, que foi lavrador, tornou-se industrial e político, Pedro Augusto Rangel era autentico líder votorantinense. Mas também em Sorocaba, onde formou-se professor e advogado, Rangel também exerceu atividades políticas. 


    Quando Votorantim ainda era distrito de Sorocaba, ele foi eleito vereador, para o quadriênio 1960/1963. Depois da emancipação de Votorantim, ele tornou-se o primeiro prefeito de Votorantim em 1965 até 1969. Traçou grandes planos e realizou muitas obras. 


    Na época, era o presidente do diretório da Aliança Renovadora Nacional, a antiga Arena, e candidato a uma das sub-legendas para disputar novamente a prefeitura, fazendo dobradinha com José de Oliveira Souza.


    Com o símbolo do “tatuzinho”, que em Sorocaba foi a base de sua campanha eleitoral, Pedro conseguiu a prefeitura de Votorantim também. Ele iria tentar novamente com o “tatu”, ladeado pelo “Zeca Padeiro”.


    Porém, como ele, costumeiramente fazia toda manhã, teria que levar seu filho Pedro Augusto Rangel Filho para o trabalho na fábrica Votocel. Durante o percurso ele estava atrás de um caminhão FNM. O antigo carro “Dodge” de Pedro ficou reduzido a um monte de ferros retorcidos naquela fatídica manhã no ano de 1972, quando ele tentou uma ultrapassagem forçada na altura do KM 95 da Rodovia do Cimento, por ele construída. O seu carro foi prensado entre um ônibus e uma jamanta FNM, e Rangel ficou gravemente ferido e poucos minutos depois, ao dar entrada no Hospital Santo Antonio, veio a falecer. Seu filho mais velho salvou-se milagrosamente. O desastre entristeceu toda Votorantim.


    O prefeito Rangel tinha apenas 46 anos e era casado com a senhora Alcir Rodrigues Rangel, que já faleceu. E deixou três filhos: Pedro A. Rangel Filho, já falecido, Eliana Marisa e Paulo Augusto Rangel.


    O corpo do ex-prefeito, bem como de seu cabo eleitoral, Jorge Correia Leite, que também morreu no acidente atropelado, foram velados no salão C. A. Votorantim, ao lado do antigo cinema. 


    O sepultamento foi no cemitério São João Batista de nossa cidade. Mais de mil carros estacionaram ao lado da avenida que cerca o campo santo. Estavam presentes também autoridades de Sorocaba e Votorantim e 1500 pessoas. O ex-prefeito Rangel era muito querido e estimado por todos. Deixou um rastro luminoso de amor, amizades e de muitas saudades.


    Coluna publicada na página 14 da edição nº398 da Gazeta de Votorantim de 30 a 05 de fevereiro de 2021.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.