Votorantim tem quase 7 mil pessoas em atraso com a segunda dose da vacina contra Covid-19
Nesta sexta-feira (dia 7), nove unidades de saúde aplicarão a AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Votorantim tem quase 7 mil pessoas em atraso com a segunda dose da vacina contra Covid-19

Nesta sexta-feira (dia 7), nove unidades de saúde aplicarão a AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen
Votorantim tem 6.690 pessoas em atraso com a segunda dose da vacina contra Covid-19. O número corresponde a 1.490 munícipes entre 12 e 17 anos de idade, 1.277 entre 18 e 22 anos, 1.074 entre 23 e 27 anos, e 2.849 com 28 anos ou mais de idade.
Os dados da Secretaria de Saúde de Votorantim mostram que, entre os faltosos, 2.146 receberam a primeira dose da AstraZeneca. Os demais tomaram a CoronaVac (1.306) e a Pfizer (3.238).
Em relação à dose adicional, 19.962 pessoas estão aptas a receber o reforço. Apesar da possibilidade, essa população ainda não completou o esquema vacinal.
Atualmente, 92.937 votorantinenses foram vacinados com a primeira dose. A segunda foi destinada a 85.422 pessoas. Já a dose única foi aplicada em 3.533, além da adicional, tomada por 24.154 indivíduos.
A porcentagem de pessoas vacinadas com a segunda dose da vacina contra Covid-19, com 18 anos ou mais de idade, é de 88%. A primeira dose já foi aplicada em 94% dos votorantinenses.
Vacinação
Nesta sexta-feira (dia 7 de janeiro), a Prefeitura de Votorantim disponibilizará a primeira, a segunda ou a dose de reforço contra a Covid-19. O morador da cidade tem a opção de receber o imunizante em nove unidades de saúde do município.
A pessoa precisa comparecer à unidade de saúde com documento de identidade que conste o número de CPF. É necessário ainda o comprovante de residência em Votorantim e a carteira de vacinação (para segunda dose e dose de reforço).
Os jovens entre 12 e 17 anos de idade deverão estar acompanhados por um responsável ou apresentar o termo de consentimento assinado. Essa orientação vale tanto para o recebimento da primeira quanto para a segunda doses.
Locais que têm as vacinas nesta sexta-feira:
AstraZeneca / Fiocruz e Pfizer: Barra Funda (8h às 12h), Bela Vista (8h às 15h), Clarice (8h às 12h), Cristal (8h às 15h), Green Valley (9h às 12h), Novo Mundo (9h às 12h), Tatiana (9h às 12h), Vila Garcia (8h às 12h) e Vila Nova (9h às 15h)..
CoronaVac / Butantan: Bela Vista (8h às 15h), Tatiana (9h às 12h) e Vila Nova (9h às 15h).
Janssen: Clarice (8h às 12h) e Vila Garcia (8h às 12h).
Atualmente, a Janssen tem sido aplicada em pessoas residentes em Votorantim. Basta o interessado ir à UBS com o comprovante de residência e a carteira de vacinação.
Nesse caso, o morador de Votorantim receberá a dose de reforço mesmo tendo tomado a primeira dose em outra cidade. A Secretaria Municipal de Saúde aplicará o reforço da Janssen somente em pessoas que receberam a respectiva vacina há mais de 61 dias.
A dose de reforço da Janssen não será aplicada em quem já recebeu a dose adicional da Pfizer. O processo não será repetido.
Como será a vacinação nesta sexta-feira em Votorantim:
Primeira dose: Para as pessoas com 12 anos ou mais de idade. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Segunda dose da AstraZeneca / Fiocruz - 8 semanas: Para as pessoas vacinadas com a AstraZeneca / Fiocruz, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Segunda dose da Pfizer - 8 semanas: Para as pessoas com 12 a 17 anos, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Segunda dose da Pfizer - 21 dias: Para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais receberam a primeira dose há 21 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Dose adicional
1 - Quatro meses após a segunda dose: para as pessoas com 18 anos ou mais de idade, as quais foram vacinadas com a CoronaVac / Sinovac / Butantan, AstraZeneca / Fiocruz ou Pfizer há 122 dias ou mais.
2 - Dois meses após a dose única: para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais foram vacinadas com a Janssen há 61 dias ou mais.
3 - 28 dias após a segunda dose: para as pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais de idade. É preciso fornecer cópia de laudo, declaração ou prescrição médica que comprove um dos critérios contemplados. Caso as duas primeiras doses já tenham sido administradas devido à mesma condição de saúde, não será necessário apresentar a documentação novamente. Independente da vacina recebida.
4 - Até o presente momento, não existem recomendações para dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.
COMENTÁRIOS