Seja bem-vindo
Votorantim,16/07/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Histórias da minha cidade - Vila Dominguinho é celeiro de muitas histórias

    Fonte: Arquivo pessoal
    Histórias da minha cidade - Vila Dominguinho é celeiro de muitas histórias Entrada do bairro com autoridades e populares, em 1966

    .


    .



    Vila Dominguinho é celeiro de muitas histórias 


    Por Cesar Silva 


    As terras que formaram a Vila Dominguinho pertenceram a vários donos, entre eles José Carlos de Campos II (Juca Carro), famílias Fogaça, Briches e Freschi, e ainda uma gleba à Sociedade Anônima Indústrias Votorantim.


    Foi a visão empreendedora de Domingos Metidieri, de estatura baixa e por isso ficou conhecido pelo diminutivo Dominguinho, que motivou a aquisição de boa parte da área e a loteou, fazendo surgir a Vila Dominguinho. A intenção era atender os interessados em adquirir um terreno próximo à fábrica de tecidos Votorantim, a maior geradora de empregos do distrito.


    Os lotes foram vendidos a preços bem acessíveis e de forma facilitada, tendo como foco os que não contavam com moradias nas vilas operárias da Chave e Barra Funda, que queriam estar próximo do trabalho e do antigo centro de Votorantim. As benfeitorias públicas, como redes de água e esgoto chegaram com o primeiro prefeito Pedro Augusto Rangel.


    A Vila Dominguinho sempre se destacou por alguns atrativos como as atividades sociais na segunda sede do Savoia, conhecida como a Casa do Jogador, na rua Leopoldo Ferreira; a casa com arquitetura inglesa que abrigou os mestres da fábrica de tecidos e posteriormente foi moradia da família Trinca, pena que foi demolida em 1993; o serviço de Alto Falante de Juvenal de Campos e de Luiz do Patrocino Fernandes, o campo de bocha de Afonso Erra, a produção de leite, queijo e manteiga das cabras do Minguito, a bica na parte baixa da rua Antonio Campos Filho, a festa junina e a feira livre que funcionavam onde hoje é a praça Senador José Ermírio de Moraes, sem contar que após a inauguração da praça recebeu shows de artistas renomados e concentrações cívicas. Outra referência do bairro foram os bailes do Clube Atlético e os filmes exibidos no Cine Votorantim.


    Um dos momentos de grande comoção no bairro foi quando ocorreu o velório na rua Sorocaba, do prefeito Luiz do Patrocino Fernandes, vítima de um ataque cardíaco fulminante. Além de exercer a função pública, Luizinho havia sido anteriormente presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, com subsede também no bairro.


     


    Cesar Silva é jornalista, vereador, servidor municipal e autor de três livros sobre a história local





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.