Merendeiras realizam nova manifestação em frente à Prefeitura de Votorantim

.
.
atualizado às 12h12
Ainda sem solução para os problemas enfrentados com a empresa contratada pela Prefeitura de Votorantim para produzir a merenda nas escolas no município, as merendeiras realizaram novamente uma manifestação em frente ao Paço Municipal de Votorantim, na Av. 31 de Março, na manhã desta terça-feira (24).
O protesto teve início por volta das 8h, quando dezenas de pessoas, algumas com cartazes, se juntaram em frente ao prédio administrativo da Prefeitura.
Um carro de som também foi utilizado e várias pessoas discursaram e apresentaram as principais reivindicações.
Segundo relatado por pais de alunos, algumas escolas avisaram, durante a entrada dos estudantes, que o serviço de merenda estaria afetado. “Na escola EMEF Sueli da Silva Paula, localizada na Barra Funda, nos avisaram que serviriam apenas bolacha para os alunos”, comentou o pai de uma criança que preferiu não se manifestar. Outros pais e mães entraram em contato com a nossa redação informando a mesma situação.
Alessandra Bercio, diretora do Sindicato Sindirefeições Ts Sorocaba, afirmou que prossegue o impasse com a empresa contratada pela Prefeitura de Votorantim para produzir a merenda nas escolas no município, já que a empresa Golden Serviços e Empreendimentos Técnicos Ltda não tem cumprido direitos trabalhistas, segundo ela.
“Os problemas são os mesmo de sempre, e hoje sem pagamento de adiantamento de salário e benefícios”, disse.
Dentre os problemas relatados, estão a falta de cumprimento das leis trabalhistas pela empresa terceirizada; falta de treinamento das novas funcionárias; falta de insumos, EPIs e materiais adequados para o trabalho; falta de gás, dentre outras.
Os secretários de Governo, Júnior Silveira, e o de Administração da Prefeitura de Votorantim, Gabriel Rangel, estiveram no local conversando com as manifestantes logo no início do protesto.
Em determinado momento, o grupo se dirigiu para a rua, pois veículos de atendimento de saúde móvel estacionaram em frente ao Paço. A Avenida foi fechada no trecho em frente a Prefeitura por alguns minutos. A Guarda Civil Municipal orientou o trânsito. Os veículos da Saúde foram reposicionados e os manifestantes liberaram a avenida.
Por volta das 10h, sindicalistas realizavam um diálogo com a Prefeitura.
A Prefeitura de Votorantim informou que "as aulas na rede municipal estão mantidas e com a alimentação às crianças garantida. Todas as providências legais já foram tomadas contra a empresa, a qual tem atrasado o pagamento de benefícios às trabalhadoras. Ressalta que a contratada foi multada e por consequência, impedida de contratar com o Poder Público, novamente. A prefeitura informa que o contrato será encerrado assim que a nova licitação for concluída, e que está trabalhando para dar maior celeridade possível ao processo, porém é necessário respeitar e cumprir com os prazos legais. Reafirma ainda que as trabalhadoras terão seus direitos garantidos e que não terão quaisquer prejuízos".
A Gazeta de Votorantim solicitou o posicionamento da empresa Golden e esta reportagem poderá ser atualizada.
Por Luciana Lopez, com colaboração de Jorge Silva
Fotos: Jorge Silva
Foto com secretários: Divulgação
Foto 1: Luciana Lopez
COMENTÁRIOS