Pedro Augusto Rangel: Um legado de transformação e dedicação a Votorantim
Uma homenagem pelos 52 anos de seu falecimento

.
.
Por Gabriel Rangel Gil Miguel
Na tapeçaria rica e diversificada da história de Votorantim, um nome resplandece com especial brilho: Pedro Augusto Rangel, o visionário primeiro prefeito da cidade, cuja jornada não apenas moldou o curso de um município nascente, mas também deixou um legado indelével que continua a inspirar gerações.
Nascido em uma época de profundas transformações, tendo sido industrial, empresário, professor, vereador e prefeito, Pedro emergiu como uma figura central no processo de emancipação de Votorantim de Sorocaba. Sua liderança não era apenas um reflexo de sua posição; era a manifestação de sua profunda convicção na capacidade da comunidade de forjar seu próprio destino. Sob sua batuta, Votorantim não apenas ganhou autonomia, mas começou a trilhar um caminho de progresso e desenvolvimento, pavimentando as bases do município que hoje conhecemos e amamos.
É eleito vereador, com votação expressiva do Distrito de Votorantim, para a Câmara Municipal de Sorocaba para a 4ª Legislatura, de 1960 a 1963, sendo escolhido como seu presidente no último ano do mandato, em 1963.
Em 1963, é candidato a Prefeito de Sorocaba, ficando em 2º lugar, com votação expressiva, demonstrando, portanto, que a Emancipação não é um sonho tão distante, sendo, portanto um desejo do Povo Votorantinense.
Frustrada a expectativa de um Votorantinense na Prefeitura de Sorocaba, outro caminho não resta que a Emancipação, da qual figura como um dos seus líderes e, após a vitoriosa campanha pelo “SIM”, inicia-se nova jornada e nova campanha, agora para Prefeito do recém emancipado Município, do qual obtém a aprovação popular e emerge vitorioso.
De início difícil, sem recurso, sem salário, sem funcionários, coube ao visionário eleito a tarefa de organizar os primeiros serviços administrativos, recrutar os primeiros funcionários e estabelecer as bases para o nascente município.
Todas essas dificuldades foram necessárias para marcarem o seu mandato como prefeito, culminando em uma série de iniciativas pioneiras, focadas em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, fortalecer a precária infraestrutura da cidade e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Rangel era um homem à frente de seu tempo, percebendo a importância de uma abordagem holística para o desenvolvimento, que equilibrasse crescimento e sustentabilidade, inovação e tradição, progresso econômico e coesão social, tendo por exemplo o primeiro Plano Diretor, cujas raízes mantém o desenvolvimento hodierno, sendo que as principais vias e avenidas foram projetadas por ele.
Porém, a jornada de Pedro Augusto Rangel foi abruptamente interrompida em 28 de fevereiro de 1972, um dia que permanece gravado na memória coletiva de Votorantim. O acidente que o vitimou não foi apenas uma tragédia pessoal para sua família e amigos, mas um golpe para toda a comunidade que havia se beneficiado de sua visão, liderança e dedicação incansável, deixando toda a comunidade estarrecida com tal fato.
De uma população de aproximadamente 27 mil habitantes, estimam-se o comparecimento de mais de 10 mil pessoas, que buscavam dar o adeus e prestar suas últimas homenagens ao líder que partiu com 47 anos e se preparava para uma nova eleição municipal.
Apesar da dor e da perda, o legado de Pedro Augusto Rangel transcendeu seu trágico fim. Ele deixou para trás uma cidade transformada, uma comunidade fortalecida e uma visão de futuro que continua a guiar Votorantim. Seu espírito pioneiro inspirou uma geração de líderes e cidadãos a seguir seu exemplo, a sonhar grande e a trabalhar juntos por um futuro melhor.
Hoje, ao relembrarmos o aniversário do acidente que nos tirou Pedro, fazemos mais do que honrar sua memória. Reafirmamos nosso compromisso com os valores que ele encarnava: dedicação ao serviço público, amor incondicional por Votorantim e a crença inabalável no potencial de nossa cidade e de sua gente. Seu legado não está apenas no que foi alcançado durante sua vida, mas no que continuamos a construir sobre os alicerces que ele estabeleceu.
Pedro Augusto Rangel, nosso primeiro prefeito, nosso eterno inspirador, permanece vivo no coração de Votorantim. Sua visão de progresso, sua paixão pela comunidade e seu incansável espírito de serviço são faróis que nos guiam. Hoje, e sempre, rendemos homenagem a um verdadeiro pioneiro, cuja vida e obra continuam a ser um pilar para nossa cidade. A melhor forma de honrar sua memória é continuar seu legado de trabalho, união e amor por Votorantim, sempre olhando para o futuro com esperança e determinação.
Fotos: Acervo Cesar Silva
Foto 1: Prefeito Pedro Augusto Rangel e a primeira-dama Alcir Rodrigues Rangel
Foto 2: Pedro Augusto Rangel em discurso
COMENTÁRIOS