Eric Romero deixa cargo do Governo do Estado após seis anos atuando na área de habitação

.
.
“Foram seis anos de intensa dedicação à causa habitacional em todo o Estado de São Paulo, resultando na realização do sonho da casa própria para milhares de famílias em todas as regiões do estado, com a entrega de mais de 50 mil unidades habitacionais, incluindo benefícios a milhares de famílias de Votorantim. Um ciclo se fechou e agora, um novo ciclo se inicia, na busca de trabalhar ainda mais intensamente em prol do desenvolvimento econômico e social de Votorantim, sobretudo na melhoria da qualidade de vida da população”. Com essas palavras, o ex-assessor executivo e diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e, posteriormente, assessor parlamentar da Secretaria de Habitação do governo do Estado de São Paulo, Eric Romero, recebeu a reportagem da Gazeta de Votorantim para falar sobre sua nova trajetória política, agora ao lado do ex-prefeito Carlos Pivetta (PSB), de quem é pré-candidato a vice-prefeito.
Eric Romero, que também atuou como secretário de Governo da Prefeitura de Votorantim e foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Votorantim, destacou sua trajetória na vida pública e na política regional e estadual.
Ele ressalta que mesmo vivendo toda a intensidade de seu trabalho no governo do Estado de São Paulo, na CDHU e na Secretaria de Habitação, nunca deixou de acompanhar os assuntos que envolvem a cidade. “Eu tenho certeza de que Votorantim perdeu muitas oportunidades enquanto os nossos representantes perderam um tempo naquilo que realmente não traz nenhum tipo de benefício à nossa população. Eu lamento muito isso, eu acho que o tempo é um só, o tempo é único, e a gente usa da forma como a gente quiser, mas com certeza, todo esse tempo desprendido para tanto escândalo distanciou os nossos representantes da população”, avalia e completa: “A população sentiu esse abandono. E é algo que a gente lamenta muito. Eu tenho o meu grupo político na cidade, sempre fizemos reunião mensal, conversamos e, mais do que isso, vivemos o dia a dia da nossa cidade. E foi aí que eu decidi, numa conversa, discutir uma política mais robusta, na qual as pessoas realmente tivessem o entendimento que eu tenho de reconstruir a cidade. Sair da torcida e entrei em campo”. Foi partindo desse pensamento que ele decidiu conversar com Carlos Augusto Pivetta. “Pois vejo nele as reais condições, em virtude das experiências, da boa gestão que fez, desde quando foi vice do então prefeito Jair Cassola. Aliás, foi um vice muito atuante; depois foi prefeito, também extremamente atuante. A cidade vivia outros ares, em outro patamar nessa época. E aí, em uma conversa com ele, nós iniciamos a construção desse grupo formado por lideranças políticas, por vários partidos políticos, pessoas que realmente compactuam desse pensamento, de que mais do que um líder partidário, a cidade precisa de um gestor de verdade, de alguém que tenha na sua bagagem uma experiência e um currículo de bons serviços prestados. As últimas experiências mostraram que as aventuras não deram certo.”
Conta que a partir dessa conversa, Pivetta aceitou o desafio e lhe chamou para integrar a chapa, como seu pré-candidato à vice-prefeito. “Isso fez com que eu abrisse mão desse meu trabalho no governo do Estado de São Paulo, em favor da minha cidade. Tenho certeza de que os anos em que eu atuei no governo do Estado engrandecem o meu currículo em termos de conhecimento, mas, sobretudo em relacionamento”, ressaltou e concluiu: “Eu tenho condição, muita condição, de ajudar a administração; de ajudar o prefeito. Eu tenho uma expectativa muito grande nisso e, sem dúvida nenhuma, eu vivo o meu melhor momento hoje. Eu posso oferecer uma contribuição muito boa para a nossa cidade, tenho certeza disso.”
Experiência em habitação e articulação junto ao governo do Estado
Em relação à sua passagem pela CDHU, Eric conta que chegou ao órgão em julho de 2018, no cargo de assessor executivo, sendo que em janeiro de 2019, com a chegada do então secretário de Habitação do governo do Estado, Flávio Amary, da qual é “um grande amigo”, passou a atuar como assessor parlamentar na Secretaria de Habitação do Estado, sendo que posteriormente retornou à companhia como diretor.
“A CDHU é uma das maiores companhias habitacionais da América Latina. Mais de 50 anos de existência, uma entidade séria e eu tive a honra de ocupar o cargo de diretor na Diretoria de Atendimento Habitacional. Isso me orgulha muito, e aí permaneci nesse cargo até fevereiro de 2023 e depois eu passei a desempenhar as minhas atividades na Diretoria de Engenharia e Obras, onde permaneci até recentemente, e me afastei agora para dedicar às questões da nossa pré-candidatura em Votorantim.
Foram muitas experiências, tive a oportunidade de conhecer centenas de municípios de São Paulo. Com certeza, foram mais de 250 cidades em que eu estive presente, entregando unidades habitacionais, anunciando investimentos ao lado das autoridades da CDHU, da Secretaria de Habitação, do governo do Estado de São Paulo”, destacou.
Romero ressalta que durante sua passagem pela CDHU e pela pasta da Habitação teve contato com quatro governadores diferentes, fator que acabou por, segundo ele, acumulando “uma história, uma experiência muito importante na vida pessoal e pública também”.
“Durante esse tempo de CDHU, eu tive a oportunidade de participar da entrega de mais 31.447 unidades habitacionais, de participar da realização do sonho das famílias, que é o da casa própria. Então, isso é muito gratificante, algo que eu vou levar para minha vida toda.
Para Votorantim, Romero disse que gostaria de ter feito muito mais, mas alegou “no mínimo” falta de comunicação por parte da Prefeitura. “Isso porque, nós conseguimos, por exemplo, ter um convênio de 100 unidades para Votorantim. Esse convênio foi assinado em junho de 2020 e até hoje a Prefeitura não teve nem um tipo de preocupação em levar isso para frente. De 2020 para cá, a Prefeitura encaminhou apenas uma área para análise e essa área não é compatível com as normas e diretrizes da CDHU”, explicou.
Ressalta ainda que, por outro lado, conseguiu trabalhar a Carta de Crédito Individual, um programa da Secretaria de Habitação que beneficiou 677 famílias no Jardim São Lucas. “Ou seja, trabalhamos muito em prol da nossa cidade e, agora, diante desse novo desafio, vamos fazer muito mais”, finalizou
Texto: Marcelo Andrade
COMENTÁRIOS