Festival Viola Viva chega ao Parque Ecológico de Piedade-SP com muitas atrações no domingo (8)
Evento inédito e com entrada gratuita acontece das 10h às 19h; programação traz música e dança, além de feira de produtores, praça de alimentação e uma área especial para a diversão das crianças

Piedadefoi a cidade escolhida para receber a primeira edição do Festival Viola Viva. O evento, criado com a proposta de valorizar e difundir a autêntica cultura caipira, acontece no próximo domingo, dia 8 de setembro, das 10h às 19h, no Parque Ecológico “Collemar de Miranda Botto”, próximo à Capela do Jacueiro, na Vila Nova Olinda. A entrada para o público é gratuita.
Os visitantes que forem ao parque terão a chance de conferir nove horas de programação, que inclui apresentações de música e dança. Além disso, o espaço recebe feira de produtores, praça de alimentação e conta com uma área especial para as crianças. No Espaço Ciranda, os pequenos poderão se divertir com uma série de brincadeiras populares e oficinas.
O Festival Viola Viva foi idealizado pelo músico, regente de orquestras de viola e luthier Oscar Pavesi e pelo empresário Maicon de Oliveira. A organização é da equipe “Viola Viva”, que reúne profissionais de diferentes frentes de trabalho. Diego Mozer é o produtor executivo do evento, enquanto Juliana Pavesi é a responsável pela produção artística.
O festival foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal. Tem o patrocínio da empresa Ballagro Agro Tecnologia e apoio da Beltrame Agrícola e Prefeitura Municipal de Piedade, através das diretorias de Cultura e Turismo.
Além de exaltar e preservar a raiz caipira tão presente no estado, o Festival Viola Viva surgiu como forma de promover o intercâmbio cultural entre artistas de Piedade e região; oferecer acesso à cultura para pessoas das mais diferentes classes sociais; estimular o turismo cultural e incentivar a produção artística e rural na cidade e em municípios vizinhos.
FIM DE SEMANA DIFERENTE PARA TODA A FAMÍLIA
O inédito Festival Viola Viva chega a Piedade com programação especial no Palco Raízes, com destaque para os shows e apresentações de dança e folclore. O evento tem início às 10h, com abertura e funcionamento da praça de alimentação, Espaço Ciranda e feira dos produtores.
A primeira atração cultural tem início às 12h30, quando sobe ao palco a Família “Du Catira” com a Folia de Reis, tradicional dança do folclore brasileiro, com direito a bênção dos Santos Reis. A Família “Du Catira” ainda retorna com um número da dança da catira, a partir das 15h.
Depois, o público pode conferir os shows de Gustavo Henrique & Matheus, às 13h30, Mel Moraes, às 16h, e Gustavo Viola & Willian, às 17h30.
E TEM MUITO MAIS
Os visitantes têm a chance de conhecer a feira de produtores, que traz diferentes produtos regionais, como mel, doces e compotas, doces finos, bolos, além dos estandes de hortaliças, frutas e flores. Tudo pode ser levado para casa a preços acessíveis. Parte da arrecadação (20%) será revertida para entidades assistenciais cadastradas e certificadas pela Associação Comercial de Industrial de Piedade (ACIP).
A praça de alimentação, formada pelos participantes da Feira Noturna de Piedade (Feira dos Produtores ACIP), funciona durante todo o evento. O público pode experimentar ao longo do dia um cardápio diversificado da culinária caipira, além de salgados e doces.
Destaque para os pratos com feijão tropeiro, arroz carreteiro, mandioca frita, torresmo, frango a passarinho, além de pastéis de diferentes sabores, inclusive alcachofra, churros, sucos, refrigerantes e chope.
Programação
Palco Raiz
10h: Abertura do festival e funcionamento da feira dos produtores, praça de alimentação e Espaço Ciranda
10h: Som eletrônico (DJ)
12h30: Família “Du Catira” – Folia de Reis
13h30: Gustavo Henrique & Matheus (música caipira raiz)
15h: Família “Du Catira” – Dança da Catira
16h: Mel Moraes (música instrumental contemporânea caipira)
17h30: Gustavo Viola & Willian (música caipira raiz)
Espaço Ciranda
Jogos e brincadeiras
12h/14h: Bolhas de sabão, brincadeiras tradicionais (corda, elástico, roda e estátua)
14h30: Brincadeiras coletivas (corrida de saco, balão corporativo e jogos africanos)
15h: Caça ao tesouro
Temático
12h/16h: Oficina de Abayomi
12h/16h: Oficina de almofadinhas sensoriais
14h/16h: Roda cantada com violão
COMENTÁRIOS