Águas de Votorantim automatiza sistema e promove mais segurança no abastecimento
Tecnologia criada pela equipe local torna operação mais rápida, segura e eficiente na principal estação da cidade

Águas de Votorantim concluiu a modernização do sistema de captação de água que abastece 75% do município. O processo, desenvolvido internamente pela equipe de Automação da concessionária, eliminou etapas manuais e trouxe mais eficiência e segurança ao abastecimento da cidade. Com a implantação de uma plataforma de supervisão e controle desenvolvida pela própria concessionária, todo o sistema é monitorado e operado em tempo real a partir da sala de controle.
Até o ano passado, o operador precisava percorrer quase um quilômetro entre a estrutura de captação, próxima ao Rio Sorocaba, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central para realizar ajustes diários e resolver falhas. A queda de energia, por exemplo, exigia que as bombas fossem religadas individualmente, de forma manual, em um processo que levava até 40 minutos e tornava a rede exposta ao risco de despressurização e desabastecimento. Agora, o operador acompanha, de forma remota, indicadores essenciais, como pressão, vazão e status das bombas, e pode ajustar a operação, sem a necessidade de se deslocar até a captação.
“O sistema reúne informações importantes para a operação e emite alertas automáticos sempre que há falha ou risco, informando exatamente qual equipamento precisa de atenção. Ele foi customizado para atender nossas necessidades, sem gerar custos adicionais, e trouxe um ganho real para toda a operação", explica o técnico em Automação da Águas de Votorantim e responsável pelo projeto, Adler Neto.
A automação também permite o religamento remoto das bombas após quedas de energia, eliminando o tempo de espera e assegurando o abastecimento contínuo. O processo de escorva, essencial para retirar o ar da tubulação e garantir o funcionamento correto do sistema, também passou a ser controlado à distância.
Para viabilizar o projeto, foram realizadas melhorias técnicas na estrutura, incluindo a criação de uma rede interna exclusiva, que não depende de internet, além da revisão de equipamentos como bombas e disjuntores e do reforço no cabeamento de comunicação entre os painéis.
Segundo Bruna Camargo, coordenadora de Operações da concessionária, a modernização trouxe ganhos diretos para o município.
"O tempo de resposta caiu significativamente. Temos mais controle da estação, minimizamos riscos e garantimos que o abastecimento da cidade ocorra com mais eficiência e segurança", afirma Bruna.
De acordo com o superintendente da Águas de Votorantim, Alberto Costa, essa inovação fortalece o compromisso da concessionária com a cidade.
"Otimizamos a operação e reduzimos o risco de falhas e de acidentes. É um passo importante que prepara Votorantim para um abastecimento cada vez mais moderno e seguro", conclui o superintendente.
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