Câmara de Votorantim rejeita abertura de investigação contra prefeito Weber Manga
Vereadores acionam Ministério Público para investigação de denúncias de possível suborno

A Câmara Municipal de Votorantim rejeitou, na manhã desta terça-feira (13), por 8 votos a 1, o pedido de abertura de uma Comissão Processante para investigar o prefeito Weber Manga (Republicanos) por suposta tentativa de suborno envolvendo o secretário de Governo, Roberto Bellini Martins (Betinho).
O pedido havia sido protocolado pelo munícipe Jhonny Lauri Vasque, motivado por denúncia do vereador José Antônio de Oliveira (PMB), o Gaguinho, que afirma ter recebido oferta de “mensalinho” de R$ 2 mil para apoiar o Executivo. Gaguinho foi o único a votar a favor da instauração do processo. O vereador Rogério Lima (Republicanos) não participou da sessão por estar de atestado médico. O presidente da Câmara, Rodrigo Kriguer (PSD), não votou, conforme prerrogativa regimental.
Os demais vereadores alegaram seguir orientação do parecer jurídico da Câmara, que apontou que o pedido apresentava inconsistências que inviabilizaram a sua apreciação pela Casa de Leis.
A denúncia veio à tona após o vereador Gaguinho divulgar áudios em que Betinho supostamente oferece valores mensais em troca de apoio político. Segundo ele, outros parlamentares também teriam recebido propostas semelhantes.
O secretário de Governo, Roberto Bellini, afirma que “as informações divulgadas foram tiradas de contexto. Com áudio duvidoso e que não foi divulgado na íntegra, de suposta parte de conversa em local público, durante atendimento a munícipes, com ausência de provas”.
Protocolo no MP
Após a sessão, os vereadores se dirigiram ao Ministério Público (MP) para protocolar um pedido oficial de investigação dos fatos relatados por Gaguinho e foram recebidos pelo promotor Josmar Tassignon Júnior. No documento, os parlamentares afirmam que, apesar da decisão legislativa, apoiam as investigações conduzidas pelo MP-SP e se colocam à disposição para colaborar com o processo para que todos os fatos sejam esclarecidos.
O MP já notificou o prefeito e o secretário para se manifestarem acerca dos fatos.
Imagens: Luciana Lopez
COMENTÁRIOS