Seja bem-vindo
Votorantim,16/07/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Projeto de Votorantim promoveu oficinas de criação de podcasts em escolas públicas da cidade

    Com foco em iniciar os estudantes em uma formação profissional, os encontros ensinaram as bases para produzir conteúdos de áudio com qualidade e autenticidade


    Projeto de Votorantim promoveu oficinas de criação de podcasts em escolas públicas da cidade Daniel Fernando/divulgação

    O consumo de podcasts vem crescendo em todo o mundo e o Brasil representa uma parcela importante dessa tendência global. Dados da pesquisa “Statista Consumer Insights 2023/2024” apontam que 51% dos brasileiros ouvem podcasts, o que consolida o Brasil como o país que mais consome conteúdo por podcasts no mundo. Isso significa que a área de produção desse tipo de conteúdo é um vasto mercado a ser explorado. Pensando nisso, a jornalista votorantinense Ivana Santana promoveu três oficinas de criação de podcasts para estudantes de escolas públicas da cidade. A realização foi do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura.

    O objetivo da jornalista, que é criadora do podcast “A Mulher Que Fala Demais”, foi iniciar os estudantes em uma formação profissional na área. As oficinas aconteceram no último dia 08 na “E.E. Comendador Pereira Inácio” e no último dia 12 na “E. E. Wilson Prestes Miramontes”, contemplando cerca de 50 alunos.

    “Os jovens se interessam cada vez mais pela criação de conteúdos para internet e veem nisso uma oportunidade de carreira. E, como a área de produção de podcasts representa um mercado aquecido, eu busquei juntar o útil ao agradável ao criar uma oficina para ensinar as bases de criação de podcasts, porque existem muitas técnicas e estratégias envolvidas na criação de bons conteúdos digitais”, destaca Ivana.

    As oficinas tiveram classificação indicativa livre e contaram com acessibilidade atitudinal. Elas fizeram parte das ações do projeto “A Mulher Que Fala Demais”, que teve a segunda temporada do podcast viabilizada através da Política Nacional Aldir Blanc - PNAB - Edição Votorantim/SP.


    Podcast “A Mulher Que Fala Demais” está com a segunda temporada em andamento

    A segunda temporada do podcast “A Mulher Que Fala Demais” tem uma abordagem descomplicada para ensinar as pessoas a se comunicarem melhor em ambientes sociais e profissionais. Nove episódios já foram lançados e acumulam centenas de reproduções.

    Nos áudios, Ivana ensina técnicas de comunicação assertiva, persuasiva e oratória com foco no público-alvo feminino. “Ter a capacidade de se comunicar bem auxilia na organização e exposição de ideias, aumenta a autoridade e o poder de convencimento, além de ajudar na resolução de conflitos”, afirma a jornalista.

    Novos episódios são lançados às terças nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts e YouTube, basta procurar “A Mulher Que Fala Demais”. A classificação indicativa é de 14 anos e os episódios contam com legendas/Closed Caption como recurso de acessibilidade no YouTube e podem conter legendagens próprias automáticas das demais plataformas de áudio.

    Além de jornalista, a criadora do podcast também é pós-graduanda em Comunicação, Cultura e Consumo e atua como redatora publicitária, professora de comunicação, escritora e palestrante.


    Equipe do projeto

    • Ivana Santana (@amulherquefalademais) - apresentação do podcast e assessoria de imprensa
    • Ariane Sampaio (@ariane.sampaioo) - produção geral
    • William Bezerra (@willbzrra) - designer gráfico e editor do podcast
    • Débora Nieri (@nieri_debora) - intérprete de Libras
    • Daniel Fernando (@foxdie66) - técnico de som e informática

    Realização do Ministério da Cultura e Prefeitura de Votorantim, por meio do Fundo Municipal de Cultura.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.