Fernando Dini apresenta dois novos projetos de lei para ampliar a proteção às mulheres em Sorocaba

Em alusão ao "Agosto Lilás", mês nacional de conscientização e combate à violência contra a mulher, o vereador Fernando Dini (PP) protocolou dois novos projetos de lei na Câmara Municipal de Sorocaba. As propostas têm como foco o fortalecimento da rede de proteção às vítimas e o acolhimento humanizado, reafirmando o compromisso do parlamentar com ações efetivas no enfrentamento à violência de gênero.
Acolhe Mulher: acolhimento emergencial e seguro;
Visa atender a mulher de forma emergencial! A ideia é que o programa permita essa iniciativa,o objetivo é oferecer solução emergencial em Sorocaba para mulheres em situação de violência doméstica e familiar que não possuem local seguro para se abrigar. A proposta prevê parceria entre o poder público e a iniciativa privada, utilizando a rede hoteleira para garantir acolhimento temporário, digno e seguro.
Programa de Saúde Mental da Mulher: apoio psicológico contínuo;
O segundo projeto de lei institui o Programa de Saúde Mental da Mulher, com foco no atendimento psicológico especializado e humanizado para as vítimas de violência. O objetivo é oferecer suporte emocional contínuo, romper o ciclo da agressão e promover a reconstrução da autoestima e da autonomia das mulheres.
A iniciativa propõe ações de acolhimento individual, fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde mental e integração entre os serviços de saúde e assistência social do município. Assim como o primeiro projeto, também está alinhado aos ODS,Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), em especial aos que tratam de saúde, igualdade e justiça.
Violência não tem hora para acontecer. Por isso, o suporte psicológico precisa estar sempre disponível para quem precisa.
As novas propostas somam-se a outras importantes ações já lideradas por Fernando Dini em defesa dos direitos das mulheres. Entre elas, estão:
Lei nº 12.826/2023, que criou o benefício do auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica;
Implantação do Botão do Pânico em Sorocaba, quando Dini era secretário de Segurança Pública, tornando o município um dos pioneiros no uso dessa ferramenta de proteção imediata.
O vereador afirma que o seu mandato está ao lado das mulheres todos os dias do ano. Mas, em agosto, reforça a necessidade de união e ação, uma vez que não basta conscientizar: é preciso propor soluções reais, salvar vidas e garantir dignidade.
COMENTÁRIOS