Curso gratuito de pintura predial incentiva mulheres na construção civil em Sorocaba
Iniciativa do programa Elas na Construção, em parceria com Sebrae-SP e instituições locais, busca ampliar a presença feminina em um setor onde elas representam apenas 5% dos profissionais

O Sebrae-SP, em parceria com o SENAI, Seconci, Sinduscon, Prefeitura de Sorocaba, Guia do Construtor, Construtora Brio, Facens, Spice, Atua e outras instituições, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Pintura Predial, promovido pelo programa Elas na Construção. A iniciativa busca ampliar a presença feminina no setor da construção civil, oferecendo formação de qualidade e oportunidades de inserção profissional. As aulas ocorrerão entre os dias 27 de agosto e 16 de setembro, das 12h às 16h, na unidade localizada na zona norte de Sorocaba. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/5XuspZEFS7.
Mulheres ainda são minoria no setor da construção
Apesar dos avanços da participação feminina no mercado de trabalho, a construção civil continua sendo um espaço majoritariamente masculino. Em Sorocaba, levantamento do Sebrae-SP com base em dados do Portal do Empreendedor revela que, no segmento de serviços de pintura de edifícios, há 1.514 registros ativos de profissionais, dos quais 1.435 são homens (94,8%) e apenas 79 são mulheres (5,2%).
Esse cenário se repete em outros ramos da construção:
Obras de acabamento em gesso e estuque: 325 homens x 23 mulheres;
Outras obras de acabamento da construção: 145 homens x 28 mulheres;
Obras de alvenaria: 3.412 homens x 177 mulheres.
Os números reforçam a relevância de programas que incentivem e apoiem a capacitação feminina, como o Elas na Construção, que além de promover a igualdade de oportunidades, contribui para o fortalecimento da economia local e a ampliação da mão de obra qualificada.
Formação profissional e inclusão social
O curso de Pintura Predial abordará desde técnicas de preparação de superfícies até a aplicação de tintas e acabamentos, proporcionando às participantes uma formação prática e atualizada com as demandas do mercado.
Segundo Karen Alves Ajala, analista e negócios do Sebrae-SP, o objetivo é oferecer não apenas uma qualificação técnica, mas também incentivar a autonomia e independência financeira das mulheres. “É uma oportunidade para que mais mulheres ingressem em um setor que oferece boas possibilidades de trabalho, mas que ainda é ocupado quase exclusivamente por homens”, destaca.
COMENTÁRIOS