Encerramento de classes noturnas

Coluna Você Repórter
Sou aluna da Escola Estadual Antonieta Ferrarese, em Votorantim, e, nesta última semana, fomos informados de que o período noturno será encerrado no próximo ano. Estudo nessa escola desde 2020 e, no ano que vem, cursaria meu último ano do ensino médio. Fomos pegos de surpresa com a notícia de que, a partir do início do próximo ano, o ensino médio noturno será descontinuado nessa unidade.
Isso significa que restará apenas uma escola na cidade que não seja de período integral, o que prejudica quem trabalha e estuda no contraturno. Além disso, fomos informados de que as turmas terão cerca de 60 alunos, tornando ainda mais difícil o aprendizado, que já vem sendo bastante prejudicado.
A escola atende plenamente às minhas necessidades e às de meus colegas. Por isso, como representante da turma, decidi pedir ajuda para que possamos tentar reverter essa decisão. Já conseguimos uma grande lista de assinaturas de alunos insatisfeitos com a situação.
Se nada mudar, muitos de nós terão de sair de seus bairros para estudar, sem direito a vale-transporte do governo. Muitos precisarão abandonar cursos, empregos e, em alguns casos, até desistir dos estudos, pois não podem deixar o trabalho.
Isso é inaceitável! Queremos ajuda para dar visibilidade a essa causa e chamar a atenção do nosso prefeito, Weber Manga, e do governador, Tarcísio de Freitas.
Desde já, agradeço.
(Autoria preservada)
Resposta do Governo do Estado de São Paulo: A Unidade Regional de Ensino (URE) de Votorantim reforça que todo estudante tem vaga garantida na rede estadual de ensino. Os alunos que não trabalham poderão continuar seus estudos em período integral na Escola Estadual Clotilde Beline Capitani. Já os estudantes com vínculo de trabalho terão prioridade no período noturno da Escola Estadual Armando Rizzo, que será a escola polo para atendimento de alunos trabalhadores em Votorantim. Os estudantes que residirem a mais de 2 km da escola terão direito ao transporte escolar gratuito.
Quanto à capacidade das turmas, de acordo com a legislação vigente, o máximo permitido no ensino médio é de 40 estudantes por sala.
A URE de Votorantim permanece à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.
Foto: Google/ Divulgação
COMENTÁRIOS