Seja bem-vindo
Votorantim,08/06/2026

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Prefeito descarta realização da Copa Votorantim Sub-15 em 2026

    Fonte: Foto de arquivo: Kamila França @kafotografiaesportiva
    Prefeito descarta realização da Copa Votorantim Sub-15 em 2026


    A tradicional Copa Votorantim de Futebol Sub-15 não será realizada no próximo ano. A informação foi confirmada pelo prefeito Weber Manga à Gazeta de Votorantim na tarde de sexta-feira, 8 de novembro.

    Segundo o chefe do Executivo, a decisão decorre do corte de despesas e do momento de crise financeira enfrentado pela Prefeitura de Votorantim. A administração municipal ressaltou que a prioridade, neste momento, é garantir o equilíbrio orçamentário, e que a competição deverá ser retomada assim que a situação fiscal permitir.

    Outro ponto que foi levado em consideração, além do alto custo, é a possibilidade de novo boicote de clubes, após as polêmicas que marcaram a edição de 2025, quando houve uma debandada de grandes clubes após a confirmação da participação do Corinthians.

    A "debandada" ocorreu pouco antes da edição de 2025, quando 13 de 16 times desistiram da competição. Os clubes formadores do futebol brasileiro exigiram a exclusão do Corinthians sob alegação de aliciamento de um jogador do Palmeiras, e o Corinthians foi expulso do grupo, resultando na saída dos demais clubes em protesto. Como consequência, a organização teve que substituir os times e a competição, inicialmente com 16 equipes, foi reduzida para 12 participantes.

    Criada em 1991, a Copa Votorantim foi idealizada por Osvaldo Guides Camargo e aprovada pela então Diretoria Municipal de Esportes. As duas primeiras edições ocorreram ainda na gestão do ex-prefeito José de Oliveira Souza, mas a competição foi interrompida e só retomada em 1998, tornando-se desde então uma das principais vitrines do futebol de base nacional.

    Ao longo de sua história, a Copa revelou inúmeros talentos e consolidou o nome de Votorantim no cenário esportivo brasileiro. O São Paulo Futebol Clube foi o primeiro campeão e se tornou o maior vencedor do torneio, com títulos conquistados em 1991, 1992, 2013, 2014, 2016 e 2024. Clubes como Juventus e Cruzeiro também marcaram presença entre os campeões, reforçando a importância da competição como um celeiro de jovens promessas.

    A decisão de suspender a edição de 2026 marca uma pausa significativa em um evento que, há mais de três décadas, movimenta o esporte e a economia local, reunindo torcidas, olheiros e equipes de todo o país.






    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

    Acompanhantes Goiania