Denúncia apresentada por Izídio de Brito leva Ministério Público a instaurar Inquérito Civil sobre a oftalmologia em Sorocaba
Divulgação O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou Inquérito Civil para apurar a situação da oftalmologia em Sorocaba após representação protocolada pelo vereador Izídio de Brito (PT).
A investigação tem origem em informações obtidas por meio do Requerimento nº 1070/2026, de autoria do vereador, que solicitou à Prefeitura dados sobre filas de espera, contratos, execução financeira e oferta de serviços oftalmológicos no município.
A resposta encaminhada ao vereador revelou um cenário preocupante: atualmente, Sorocaba possui 15.613 procedimentos oftalmológicos aguardando atendimento. Entre as maiores demandas estão os procedimentos relacionados à retina, com 4.114 pacientes na fila, e catarata, com 3.861 procedimentos pendentes. Os dados também apontam a existência de pacientes aguardando atendimento desde 2014.
Diante das informações obtidas, Izídio de Brito protocolou representação junto ao Ministério Público solicitando a apuração da situação e a adoção das medidas necessárias para garantir o acesso da população aos serviços especializados.
“O acolhimento da denúncia pelo Ministério Público demonstra a gravidade da situação enfrentada por milhares de pessoas que aguardam consultas, exames e procedimentos oftalmológicos. Nosso papel é fiscalizar, buscar transparência e cobrar soluções para que a população tenha acesso ao atendimento de que precisa”, afirma o vereador.
No âmbito do Inquérito Civil, o Ministério Público solicitou à Secretaria Municipal da Saúde e ao Departamento Regional de Saúde (DRS-XVI) informações sobre o número de pacientes que aguardam consulta oftalmológica, o tempo médio de espera, as medidas adotadas para redução da fila e eventuais ações para ampliação da oferta de atendimentos
Além disso, o Ministério Público estabeleceu prazo de 15 dias para que a Secretaria da Saúde e o DRS-XVI apresentem os esclarecimentos solicitados, que subsidiarão o andamento da investigação.
Para Izídio de Brito, a instauração do inquérito representa um passo importante para aprofundar a apuração dos fatos, identificar responsabilidades e garantir que a população tenha respostas e acesso aos serviços oftalmológicos de que necessita.





COMENTÁRIOS