Seja bem-vindo
Votorantim,18/07/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Eric Romero é eleito Presidente da Câmara de Votorantim

    Fonte: Luciana Lopez
    Eric Romero é eleito Presidente da Câmara de Votorantim Heber Martins entrega a chave da Câmara para Eric Romero

    Luciana Lopez


    Gazeta de Votorantim


     


    Na última sessão legislativa do ano, realizada nesta segunda-feira (22/12), os vereadores de Votorantim não aprovaram um projeto do prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) de alteração no código tributário, cuja finalidade principal era aumentar em quase 100% o valor da taxa de iluminação pública e redefinir alguns valores da taxa de coleta de lixo. Os votos contrários foram da oposição, que somaram seis votos, contra cinco da situação. O projeto havia recebido um parecer de constitucionalidade parcial do departamento jurídico da Câmara.


    Outro projeto votado foi o que declara de utilidade pública a Associação Leste Desportiva / BMX, de autoria do vereador Heber Martins (PSDB). Este foi aprovado por unanimidade.


    Na sequência, houve a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Duas chapas se inscreveram, sendo a primeira intitulada “Renovação”, encabeçada pelo vereador Pastor Tonhão (PSDB) concorrendo para presidente, tendo como vice o vereador João Cau (PSC), primeira secretária vereadora Fabíola Alves (PSDB) e segundo secretário vereador Robson Vasco (PSDB). A outra chapa intitulada “Democracia”, trouxe como presidente o vereador Eric Romero (PPS), vice-presidente Lê Baeza (PV), primeiro secretário Pedro Nunes (PDT) e segundo secretário Joãozinho Queiroz (PT).


    Após votação nominal, a chapa “Democracia” foi eleita com seis votos dos vereadores da oposição.


    O atual presidente da Casa de Leis, Heber Martins, utilizou a tribuna para fazer um discurso de despedida, salientando suas principais ações enquanto responsável pela Câmara. “Junto com os nobres pares, trabalhamos arduamente sem perder o foco, trilhando o caminho da realização. E conseguimos avançar, muito... Mas todas essas conquistas nunca seriam atingidas se não colocássemos em primeiro lugar nossa equipe de funcionários, para quem rendo minhas homenagens e agradecimentos”.


    Na sequência, o vereador Eric Romero, presidente eleito, também utilizou a tribuna para comentar como pretende atuar nos próximo dois anos. “Temos toda consciência da responsabilidade que estamos assumindo. Esta é a Casa do Povo. Somos quem os representa. Portanto aos nossos patrões devemos todo respeito, reconhecimento, compromisso e muito trabalho. A ele temos que fazer o melhor... Trabalharemos muito para que o nosso Poder Legislativo seja cada vez mais valorizado e respeitado por todos.”, comentou Romero.


    Os membros das comissões permanentes da Câmara serão escolhidos entre os dias 10 e 30 de janeiro de 2015.


    A Câmara de Votorantim retomará suas atividades em 05 de janeiro, já o recesso dos vereadores irá até 02 de fevereiro, quando acontecerá a primeira sessão de 2015.


     


    Confira a íntegra do discurso de despedida da presidência do vereador Heber Martins:


     


    “Senhoras e Senhores, nobres pares...


    Primeiramente quero agradecer a Deus, nosso Criador. Meu maior e profundo respeito ao nosso Senhor Salvador Jesus Cristo, pela oportunidade de dirigir os rumos desta cidade através da presidência deste Legislativo.


    Considero que este é um momento histórico para nossa Casa de Leis. Histórico, pelos avanços conquistados nesses dois anos de mandato desta Mesa Diretora.
    Quando assumimos, definimos nossas metas, nossas prioridades junto à população de Votorantim. Queríamos tornar esta Câmara Municipal mais próxima do cidadão e transformá-la, de fato, na Casa do povo!


    Junto com os nobres pares, trabalhamos arduamente sem perder o foco, trilhando o caminho da realização. E conseguimos avançar, muito!


    Dotamos esta Câmara Municipal de acessibilidade, proporcionando às pessoas com mobilidade reduzida, de espaço adequado e demarcações no estacionamento. Reformamos e organizamos o pátio para melhor acomodar os veículos novos que adquirimos para a frota.


    Diante da deterioração que se encontrava parte do antigo prédio que abriga esta Casa de Leis, promovemos reformas significativas no plenário e demais setores. Foi assim que reformulamos e demos mais utilidade a todas as dependências como à sala de reunião, ao salão nobre, à cozinha, aos gabinetes e ampliamos a recepção. Implantamos o fraldário.  A melhora em receber nosso munícipe refletiu na quantidade de atendimento que, nesses dois anos, superou os 50 mil atendimentos.
    Promovemos uma ampla campanha de valorização da cidadania, convidando a população a participar ativamente da vida política da cidade, discutindo e propondo temas. Demos voz à população!


    Realizamos diversas solenidades em comemoração aos eventos que marcaram a sociedade, dentre eles, os 50 anos do município e o lançamento do selo comemorativo, bem como pela primeira vez, presidir uma sessão fora do nosso plenário habitual. Fato ocorrido nas dependências do salão da APEVO.
    Homenageamos inúmeras entidades e pessoas que prestam relevantes serviços ao nosso município.


    Ainda na proposta de aproximar a Câmara do cidadão, implantamos as transmissões das nossas sessões pela tevê. Desta forma, conseguimos chegar a milhares de lares e mostrar todo o trabalho dos parlamentares votorantinenses. Nesse mesmo caminho, investimos na construção de um novo site, muito mais completo e de fácil navegação, com TODAS as informações necessárias para atender a expectativa do cidadão. Para isso, também iniciamos um pioneiro projeto de digitalização de TODOS os documentos em arquivo de papel para preservar a história do município e ao mesmo tempo para pesquisa dos interessados, pois estarão no site da Câmara. Implantamos o “legislativo nas redes sociais” e com uma página no Facebook, o cidadão recebe informações atualizadas de tudo o que acontece. Elaboramos vídeos institucionais fortalecendo a imagens do legislativo e da cidadania.


    Nossa proposta de um trabalho sério e transparente refletiu também no trabalho da imprensa local e regional, que sempre encontrou as portas abertas deste legislativo para um diálogo franco e direto com nossos parlamentares; sem meias verdades. Isso nos ajudou a recuperar a credibilidade e o respeito dos meios de comunicação e, indiretamente, da população.


    Com o objetivo de agilizar o trabalho administrativo, adquirimos novos e modernos equipamentos de informática, acompanhando a evolução tecnológica e dotando nossa Câmara das melhores ferramentas disponíveis no mercado, não ficando atrás de nenhum outro legislativo da região.


    Mas todas essas conquistas NUNCA seriam atingidas se não colocássemos em primeiro lugar, nossa equipe de funcionários, para quem rendo minhas homenagens e agradecimentos. Valorizamos nossos servidores em tudo aquilo que nos foi permitido, desde a melhoria salarial, passando pelo reconhecimento profissional na carreira, e também nossos estagiários que são os mais valorizados do Brasil, segundo estudos do CIEE. Desde já, quero agradecer a cada um, de coração, pelo voto de confiança e de fiel companheirismo com esta Mesa Diretora, pois nenhum funcionário se furtou a dar o melhor de si em benefício da nossa população. Muito obrigado, mesmo! Aproveito para informar que demos início ao processo da realização do concurso público, que deve acontecer no início de 2015.


    Pois bem, evidenciamos o entrelaçamento da recém-criada Região Metropolitana de Sorocaba e praticamos o fortalecimento regional dos municípios, com visitas a várias cidades, estreitando nossos laços e consolidando o compromisso de parceiros das políticas públicas que beneficiam a todos.


    Claro que meu sonho, minha proposta de trabalho, era a de realizar muito mais. Porém, a administração pública é complexa e burocrática. Existem regras e leis que devem ser seguidas e nem sempre o tempo hábil é suficiente para executá-las. Mas isso deixo para o próximo Presidente desta Casa que, com certeza, também fará um extraordinário trabalho.


    Importante ressaltar que com todo esse conjunto de conquistas, ainda pudemos devolver à Prefeitura mais de R$ 1.482.233,18, mais 100 mil dos juros, totalizando R$ 1.582.233,18, ou seja gastando apenas 43% do nosso orçamento.  Isso comprova nossa austeridade e lisura com o dinheiro público, mais uma marca desta Presidência: a de respeito ao cidadão, pois, em nenhum momento, estivemos envolvidos em escândalos ou denúncias. Nossas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.


    Enfim, acredito que consegui cumprir aquilo que me propus a fazer quando fui eleito Presidente para dirigir os trabalhos desta Casa de Leis.
    Para finalizar, agradeço à minha equipe de gabinete: Ivan Diaz, Robson Conservani e Roque Tavares, que nesses 730 dias, foram o porto seguro dos nossos trabalhos; buscaram atender e resolver todos os problemas apresentados com esmero, confiança e muita dedicação. Com eles, divido parte do meu sucesso nesta Presidência.


    E por fim, mas na verdade, são os primeiros, quero agradecer à minha família, em especial meus motivadores para enfrentar as dificuldades que hoje cercam a política: minha esposa Silvia; minhas filhas Tamires e Isabella; meus pais José Vieira e Dona Diza e meu irmãos Fernando, Eliseu e Ana Paula. Esse agradecimento é muito especial mesmo porque nesta caminhada como Presidente, tive de abrir mão do convívio familiar por conta dos compromissos públicos, isso quando não tinha que manter expediente de até 16 horas diárias no gabinete, inclusive nos fins de semana.


    Mas hoje, neste momento, avalio que tudo isso valeu a pena. E transmito a Presidência, convicto que de Deus não escolhe os capacitados. Deus capacita seus escolhidos!


    Feliz Natal e um próspero 2015 a todos!”


     


     


     


    Confira a íntegra do discurso do presidente eleito Eric Romero:


     


     


    “Se Alguém aceita um serviço, que veja nisso um apelo de Deus”. Esse versículo está escrito em 1º Pedro 4-11. E é nessa certeza que inicio minha fala nesta manhã.


    Cumprindo nosso segundo mandato, hoje pela permissão do nosso bondoso Deus chegamos ao cargo de Presidente desta Câmara Municipal.


    Momento de muita emoção, mas sobretudo gratidão. Muita gratidão. Gratidão a Deus e a todos que confiam na gente.


    Algo que podemos dizer, inédito aconteceu nesta Casa, no que diz respeito à composição de Mesa Diretora. O que se efetiva no dia de hoje é fruto de uma ação coerente e séria, que teve início antes mesmo de tomarmos posse nesta legislatura. Decidiu-se que Heber seria o presidente do primeiro biênio e nós o presidente do segundo biênio.


    Fácil manter isso? Para uns, impossível. Para outros nem por sonho. Chegamos a ver pessoas até mesmo apostando no enfraquecimento do grupo. Nessas situações é bom termos prudência e alguns casos, até pena. Mas entendemos isso tudo. 


    Uma frase atribuída ao ex-governador mineiro Magalhães Pinto, por sinal muito conhecida, principalmente nos meios políticos, dizia que “Política é como nuvem, cada hora tá de um jeito”. Dessa forma, em determinadas circunstâncias é preciso reavaliar decisões, de modo que o resultado final possa não ser aquilo que estava previsto.


    Esse jogo de cintura, exige bastante de nós. As constantes articulações, diálogo, muito diálogo, etc.. são importantes nesse processo. Ora é necessário agir e se apresentar de um jeito, ora de outro, mas sempre se mantendo a forma ética. Muitas vezes visionárias, mas em todas situações, absolutamente responsáveis. Em alguns momentos chegamos a correr certos riscos, pois nesse jogo, a confiabilidade é colocada em cheque a todo momento. Mas no final o respeito, bom senso e a inteligência faz com que tudo seja superado.


    Temos toda consciência da responsabilidade que estamos assumindo. Esta é a Casa do Povo. Somos quem os representa. Portanto aos nossos patrões devemos todo respeito, reconhecimento, compromisso e muito trabalho. A ele temos que fazer o melhor.


    Paralelo a essas ações, após recebermos a maioria dos votos dos senhores vereadores, nós acumularemos a partir do próximo dia primeiro de janeiro, juntamente com os demais membros da Mesa e funcionários a missão da administrar esta Casa. Fácil não deverá ser, pois pensamos diferentes, agimos diferentes, pertencemos a grupos políticos diferentes, temos projetos idênticos, mas de maneiras e métodos diferentes.


    Por isso, quando necessário for, não teremos nenhum constrangimento em recorrer ao Regimento Interno desta Casa para reestabelecer a ordem e o respeito. Principalmente nos momentos de conflito direto. Na autoridade que estaremos revestidos saberemos agir quando preciso.


    Já com relação a estrutura e ferramentas disponibilizadas aos senhores vereadores, posso aqui afirmar, o quanto melhorou. No nosso primeiro mandato, na Oitava Legislatura (1997-2000), de lá pra cá, muita coisa melhorou. Hoje o vereador possui boas condições para exercer seu mandato. Não que não tínhamos naquela época, mas nem se compara com as condições atuais.


    Avanços importantíssimos que começaram na gestão do Ver. Pedro Nunes, continuaram na gestão do Ver. Marcão Papeleiro e agora com o Ver. Heber Martins.


    Por tanto temos o desafio e compromisso em continuar avançando. O maior beneficiado com essas ações é sem dúvida a população.


    Aceitamos esse desafio, o maior que encaramos, nos quase 25 anos de vida pública que temos. Trabalharemos muito para que o nosso Poder Legislativo seja cada vez mais valorizado e respeitado por todos. A população espera muito de nós. E no que depender da gente, vamos agir nesse sentido.


    Finalizando, queremos aqui fazer alguns agradecimentos: Primeiramente a Aquele que nos Criou, Nosso Deus e Pai. Posteriormente a minha família, minha esposa e companheira Mirela, que tem papel fundamental em todas as minhas decisões. Aos meus filhos José Guilherme e Maria Clara por todo apoio e paciência. E agora quero agradecer ao grande engenheiro desta obra, o Ver. Pedro Nunes. Toda sua experiência e amizade valeu muito.


    Agradecer o nosso Presidente Heber, por ter me compreendido em determinadas situações. Em alguns casos o aborrecimento foi inevitável, mas foi superado.


    Agradecer também aos Vereadores do Partido dos Trabalhadores, Marcão e Joazinho, que em certos momentos divergimos, mas o bom senso prevaleceu.


    Ao meu amigo Lê. Que confiou e soube esperar. Continuamos juntos.


    Aos dirigentes e membros dos partidos de oposição, com representação nesta Casa. A liberdade que nos deram para tratar essa questão foi fundamente para chegarmos onde chegamos.


    E a todos que de alguma forma direta e indireta contribuíram para que esse momento fosse efetivado.  


    Estamos prontos, pois temos a confiança que ao aceitar esse a um serviço, estamos vendo nele o apelo de Deus.


    Feliz Natal e um 2015 cheio de paz, saúde e prosperidade. Deus nos abençoe.”


     


    Ouça a entrevista realizada com o presidente eleito Eric Romero:


     




    Ouça o áudio da Matéria





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.