Do design às lentes do futebol: a jornada do fotógrafo votorantinense Juan Pablo, o “Cavas Photos”

O fotógrafo votorantinense Juan Pablo, conhecido como Cavas Photos (@cavas.photos), vem ganhando destaque por seus registros marcantes em jogos de futebol profissional, amador e de base em Votorantim e região.
Ele começou como designer gráfico, criando artes para atletas e empresas, até perceber que precisava de fotos com mais qualidade para valorizar seu trabalho. Foi aí que, em 2022, comprou sua primeira câmera e decidiu arriscar no novo ramo. Seu primeiro ensaio foi na tradicional carreata de Nossa Senhora Aparecida. O evento, que também reuniu ciclistas e havia pessoas correndo ao lado do veículo que transportava a imagem de Nossa Senhora, revelou ao fotógrafo a paixão pela fotografia.
A partir desse momento, Juan iniciou sua trajetória com registros de corridas de rua. Com o tempo, foi ampliando seu olhar para outras modalidades, até se firmar no universo do futebol. Desde então, Cavas vem construindo seu nome nos gramados, sempre com um olhar atento à emoção do jogo. Já teve fotos que viralizaram, como uma do atacante holandês Memphis Depay e outra de Henrique Lemos, filho do jogador Fagner, durante a Copa Votorantim de futebol sub-15 de 2025.
Para ele, o papel da fotografia esportiva vai além da estética. É também uma ferramenta de construção de carreira para os atletas: “Ter boas imagens gera visibilidade e reconhecimento aos atletas locais, pois servem como um material de apresentação e exposição, principalmente em suas redes sociais, o que contribui também para aumentar o leque de oportunidades desses atletas”, conta Juan.
Com talento, sensibilidade e olhar apurado, Cavas Photos segue transformando cenas do futebol em arte e valorizando os atletas da nossa região.
Por Lucas Terra (programa de estágio)
Supervisão: Luciana Lopez
Fotos: Juan Pablo @cavas.photos
COMENTÁRIOS