Colaboradores da Prefeitura expostos a risco auditivo na reforma da praça do Vossoroca
Coluna Você Repórter

Gostaria de chamar atenção para um fato preocupante que presenciei recentemente na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vossoroca, em Votorantim. Colaboradores da Prefeitura estão trabalhando na reforma do local utilizando marteletes, equipamentos notoriamente barulhentos e que oferecem alto risco à saúde auditiva.
Mesmo a uma distância de 100 metros, foi possível perceber o impacto do ruído, com sensação de zumbido e surdez temporária. Agora, imagine esses trabalhadores, expostos ao som a apenas 15 cm dos ouvidos, sem qualquer tipo de proteção auditiva adequada.
O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como protetores auriculares, não é apenas uma recomendação técnica, é uma exigência legal prevista na legislação trabalhista e nas normas da saúde ocupacional. A exposição constante a esse tipo de ruído, sem proteção, leva à perda auditiva irreversível ao longo do tempo.
A segurança e o bem-estar dos servidores públicos devem ser prioridade. Por isso, faço este apelo público à Prefeitura de Votorantim: que sejam tomadas providências imediatas para garantir que todos os trabalhadores estejam devidamente equipados com proteção auditiva durante a execução de suas atividades.
Valorizar o servidor também é protegê-lo.
Carlos José Batista
Resposta: A Prefeitura de Votorantim não respondeu
COMENTÁRIOS