O mamoeiro que desafiou o cimento: árvore nasce em parede e vira atração no Vossoroca

Quem passa pela Rua Laufipes de Oliveira, no bairro do Vossoroca, em Votorantim, pode até não ser um observador nato, mas é difícil não reparar na cena digna de uma fábula urbana: de uma fissura na parede de pedra de um muro residencial, brotou, literalmente, um pé de mamão.
Mas não é qualquer pé de mamão. A planta, que desafia a lógica da botânica e da engenharia civil, cresceu esguia, driblou o concreto e hoje exibe com orgulho sua terceira safra de frutas no alto do paredão, como se dissesse: “Contra fatos e frutos, não há argumentos”.
“A gente achava que não ia durar uma semana... Agora já virou mascote da rua!”, comentou com bom humor um vizinho, enquanto observava a reportagem fotografar a curiosa cena. E ele não está exagerando: o mamoeiro parece ter feito residência fixa, conquistando não só o pequeno espaço na parede como também o coração dos moradores.
Entre risos, alguns moradores já apelidaram a planta de “mamão do milagre”, outros dizem que ela é prova viva de que onde há vontade, há caminho. Seja qual for a explicação, o mamoeiro segue firme, frutificando e atraindo olhares curiosos de quem passa por ali.
No fim das contas, entre o concreto e a natureza, quem venceu foi a vida e o mamão, é claro.
Texto e foto: Werinton Kermes
COMENTÁRIOS