Sorocaba e Votorantim agora são cidades-irmãs

Por Dr. Roque Dias Prestes
(Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do jornal)
Isto, oficialmente, porque na verdade, essa ligação afetuosa, sempre existiu. É certo que Sorocaba, como toda mãe amorosa, não queria, na campanha do desmembramento, que Votorantim se separasse dela.
Este sentimento é compreensível, porque muitos jovens, ao alcançarem a maturidade, pretendem deixar a casa materna e seguir, de forma independente, os seus passos, ainda que contando com a desaprovação e relutância daquela que os geraram.
Afinal, toda genitora teme que essa aventura e resolução de seu filho, não colha bons frutos e sem alcançar o resultado almejado, resulta na frustração igual à do filho pródigo, o qual não teve outro recurso, senão voltar ao seio da sua família.
À época da emancipação, década de 60, Sorocaba sabia que a formação do novo município resultaria na perda considerável de sua receita, advinda das indústrias do então distrito de Votorantim: Fábrica de Tecido Votorantim, Fábrica de Papel Votocel, Fábrica de Cimento Votoran e Indústria Têxtil Metidieri.
Porém, nada demoveria Votorantim, daquela ideia e a sua emancipação, aconteceu no dia 1º de dezembro de 1963.
Sorocaba, não perdeu tempo e procurou expandir o seu distrito industrial, trazendo novas fábricas, não perdendo o seu status de “Manchester Paulista”; com essa iniciativa, praticamente, não sentiu esvaziamento na sua captação de impostos.
Por sua vez, Votorantim foi ocupando o seu lugar, como novo município paulista e experimentou rápida evolução, em todos os sentidos, para satisfação do seu povo, especialmente aqueles denominados “Vanguardeiros”, por seu papel importante, na linha de frente, na campanha da emancipação.
Sorocaba, em nenhum momento, demonstrou apatia ou insatisfação, com o fato de Votorantim, ganhar vida independente, político-administrativa; afinal, isto acontecera antes, com outras cidades da região e, na verdade, faz parte da própria existência.
O certo é que a ligação de Sorocaba com Votorantim remonta muito antes da criação do então distrito, ou da instalação da antiga fábrica de chitas, que deu origem à Fábrica de Tecidos Votorantim.
Segundo o saudoso e festejado Historiador Sorocabano, Padre Aluísio Vieira, o fundador de Votorantim, Paschoal Moreira Cabral era casado com a irmã, da esposa de Baltazar Fernandes, que fundou Sorocaba, no dia 15 de agosto de 1654.
Ambas famílias, acompanhadas de alguns escravos, deixaram a Vila de Santana do Parnaíba, arredores de São Paulo, e resolveram explorar o interior da futura província.
Foi assim que chegaram à Serra de São Francisco, em Votorantim. Paschoal Moreira Cabral, ficou deslumbrado com a bela vista do local, terra fértil e água cristalina; resolveu que ali seria nova morada da sua família, enquanto Baltazar Fernandes e seus acompanhantes, prosseguiram caminhada, até chegar próximo à cabeceira da ponte, na atual Rua 15 de novembro, em Sorocaba; era o dia 15 de agosto de 1654, reconhecida como data oficial da fundação dessa cidade.
Tomei a liberdade de transcrever esse trabalho histórico, no meu segundo livro: ”Contribuição à História de Votorantim”, que lancei no ano de 2018; claro, citando a fonte.
Merece aplausos, encômios e reconhecimentos, a iniciativa da Câmara Municipal de Sorocaba, a aprovação, recentemente, de uma propositura, declarando Sorocaba e Votorantim, cidades-irmãs.
Pelo menos neste quadriênio, a ligação entre essas duas cidades será mais forte, em razão de ambas serem administradas por dois irmãos: Sorocaba, Rodrigo Manga e Votorantim, Weber Manga; desconhece-se outras cidades limítrofes, tenha acontecido fato político-administrativa, semelhante.
Como cidades-irmãs, muitos projetos poderão ser implantados, em conjunto, para benefício de seu povo.
Votorantim deve receber, com bom grado, essa iniciativa da Câmara Municipal de Sorocaba.
Sem dúvida, isto porque como antes mencionado, essa ligação afetuosa, entre as duas cidades existe há quase 370 anos!
Agora é claro, essa ligação tornou-se oficial; mais uma vez, Sorocaba demonstrou ser uma irmã, amorosa.
Mais do nunca, Sorocaba e Votorantim, agora são cidades irmãs.
Roque Dias Prestes
COMENTÁRIOS