Saúde de Votorantim leva vacinação contra HPV e meningite às escolas

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem visitado escolas de Votorantim para a aplicação da vacina contra meningite e HPV. O objetivo é facilitar o acesso aos imunizantes e aumentar o número de crianças e adolescentes protegidos contra as doenças.
O trabalho proativo da Secretaria de Saúde já foi feito em três escolas. A próxima ação acontecerá nesta sexta-feira (5) no Sesi de Votorantim. As visitas nas unidades de educação terão sequência durante o ano.
Antes da aplicação, a Secretaria de Saúde distribui um termo de assentimento ao responsável legal pelo aluno. O documento informa que a criança ou o adolescente terá a situação vacinal avaliada por um profissional de saúde. Caso esteja em atraso, o estudante poderá ser vacinado no ambiente escolar.
A vacina contra HPV é destinada a pessoas entre 9 e 19 anos. Já a vacina Meningocócica ACWY tem como foco as crianças e os jovens de 11 a 14 anos.
Os dados da Secretaria de Saúde mostram que a população-alvo é de 8.252 pessoas de 10 a 14 anos de idade em Votorantim. No universo de jovens entre 15 e 19 anos, o número chega a 8.626.
As duas vacinas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Estratégia Saúde da Família (UESFs) de Votorantim. Para receber as doses, basta apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.
COMENTÁRIOS