18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ acontece neste domingo em Sorocaba
Votorantinense Ronaldo Pires é o coordenador geral do evento

Neste domingo (31), a partir das 12h30, haverá em Sorocaba a 18ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que terá concentração na Praça Frei Baraúna. Com o tema “Memória, Resistência e Futuro”, a edição de 2025 promete ser uma das mais expressivas da história da cidade, reunindo parlamentares, artistas, coletivos culturais e público de todas as idades.
Entre as presenças confirmadas está a deputada federal Érika Hilton (PSOL), que fará uma fala ao público e acompanhará a marcha, demonstrando seu compromisso com a causa LGBTQIA+. Além dela, nomes como Lorelay Fox, Diva Depressão e Salete Campari estão no quadro da programação, que também inclui 13 DJs, 8 performances de drag queens e transformistas e quatro trios elétricos: da organização, do Movimento LGBTQIA+ de Votorantim, da Strong e da Flow Public House.
Para os organizadores, a Parada vai muito além de um evento cultural. É um ato de visibilidade, resistência e afirmação de direitos, que conecta memória histórica, lutas atuais e construção de um futuro mais justo.
“A Parada é um espaço plural e democrático. É para todos que acreditam em uma sociedade mais igualitária, onde o preconceito e a intolerância não têm vez. Celebramos a vida, a diversidade e a cultura local”, afirma o coordenador geral, Ronaldo Pires.
A Parada de Sorocaba já recebeu reconhecimento internacional, tendo sido agraciada com o Prêmio Diversa de Boas Práticas na Organização de Paradas em 2024, pelo seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a cidadania da população LGBTQIA+. Foi selecionada para o programa +Orgulho, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e também conta com o apoio institucional do Ministério dos Direitos Humanos, através da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa LGBTQIA+, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
A concentração e início da programação acontecem às 12h30, com DJ Tarragot no trio da organização, seguido por DJs locais e performances de drag queens. A saída da marcha ao som de DJs, que percorre a região até o bairro Campolim, encerrando por volta das 21h.
A Parada também contará com estrutura de segurança, banheiros químicos, trios elétricos e materiais de divulgação, fruto da parceria entre a organização, o poder público municipal, o SMetal, o Governo Federal, parlamentares e a ONG Abong.
COMENTÁRIOS