Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke” é inaugurado na Zona Norte de Sorocaba

Em um dia histórico, a Prefeitura de Sorocaba e o Governo do Estado de São Paulo entregaram, nesta sexta-feira (5), o Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke”, do programa estadual “Meu Pet”, no Jardim Betânia, Zona Norte da cidade. Em clima de festa, a solenidade de inauguração da unidade, que começa a funcionar neste sábado (6), às 8h, reuniu autoridades, ONGs e protetores independentes ligados à causa animal, além de inúmeros moradores.
"Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Essa é uma histórica conquista para a cidade e uma vitória para as famílias sorocabanas que possuem pets, mas não têm condições financeiras para pagar altos custos de tratamentos para seus animaizinhos”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.
O Governo do Estado foi o responsável pela construção e aquisição de alguns equipamentos. Já a Prefeitura de Sorocaba, além de ceder o terreno público para a construção e instalação do hospital, é responsável pela gestão do espaço, por meio de termo de colaboração com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), que receberá repasse mensal, conforme a execução dos procedimentos.
"Esse é um dia histórico e maravilhoso. Um sonho realizado de toda a nossa cidade. Estou muito feliz de estar aqui hoje. É uma grande política pública de proteção animal", destacou a deputada estadual, Maria Lúcia Amary, que foi responsável pela articulação junto ao Governo do Estado para viabilizar a construção da unidade.
O novo espaço realizará o atendimento de urgências e emergências, garantindo cuidado imediato aos casos graves envolvendo cães e gatos de moradores de Sorocaba, mediante apresentação de documento com foto e comprovante de endereço atual.
Já os serviços de clínica médica, cirurgia, ortopedia, além de internação para casos graves serão oferecidos apenas aos animais de tutores em situação de vulnerabilidade social de Sorocaba que possuam o Cadastro Único (CadÚnico) ativo, do Governo Federal. Eles também terão que apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço atual. Cada tutor poderá cadastrar um animal. A expectativa é realizar cerca de 11 mil procedimentos mensais.
A nova unidade contará com 12 veterinários durante o dia, quatro plantonistas e dez auxiliares veterinários, e também realizará o atendimento de cães e gatos de ONGs voltadas à causa animal da cidade e de protetores independentes cadastrados na Sema (com direito a até três animais). As consultas em especialidades ocorrerão apenas com encaminhamento da equipe, após o primeiro atendimento. Já os serviços de vacinação e castração não serão oferecidos no local.
Para a segurança de todos, moradores, profissionais e os próprios animais, os cães devem ser levados com guia e coleira. Se forem bravos, será obrigatório o uso de focinheira. Já os gatos, devem ser levados em caixa de transporte.
Além disso, o tutor também deverá ser maior de 18 anos e permanecer com o animal durante todo o atendimento. O hospital é monitorado e os casos de abandono serão tratados com a devida seriedade. Importante mencionar ainda que, ao resgatar ou recolher um animal, o munícipe se torna responsável por ele e o hospital não assumirá responsabilidade nesses casos.
O Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke” está localizado na Rua Nelson Cardoso Marques, em frente ao número 383, no Jardim Betânia, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 13h, para consultas, exames, cirurgias e atendimentos de urgência e emergência. Fora desses horários, apenas casos de urgência e emergência, mediante triagem, serão atendidos. Mais informações e agendamento será feito, a partir de segunda-feira (8), às 8h, pelo WhatsApp: (15) 99794-6155.
Fonte e fotos: Prefeitura de Sorocaba
COMENTÁRIOS