Coluna cerca-lourenço de 06/09/2025

População de Votorantim chega a 133,5 mil, segundo IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última semana, a estimativa populacional referente a 1º de julho de 2025. Votorantim aparece com 133.510 habitantes, número que reforça o crescimento demográfico do município nos últimos anos.
Mais do que um dado estatístico, a estimativa tem peso político e econômico. Ela serve de base para o cálculo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recurso federal que compõe parte significativa das receitas de cidades do porte de Votorantim. Ou seja, o número de habitantes impacta diretamente no volume de recursos que entram nos cofres municipais.
Além da questão financeira, o levantamento do IBGE também norteia políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação e infraestrutura, já que fornece parâmetros sociais, econômicos e demográficos.
As estimativas foram elaboradas a partir das projeções nacionais revisadas em 2024 e dos resultados dos Censos Demográficos de 2010 e 2022. O dado, portanto, é mais um retrato oficial do porte que Votorantim alcança na Região Metropolitana de Sorocaba, consolidando-se como uma das cidades médias em expansão no interior paulista.
Conselheiro do Tribunal de Contas critica Prefeitura de Votorantim por resposta “absurda” no caso dos uniformes
Conselheiro Marco Bertaiolli / Divulgação
O clima foi de indignação no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) durante a análise da compra de uniformes escolares pela Prefeitura de Votorantim. Em sessão plenária, os conselheiros se surpreenderam com a resposta enviada pela administração municipal, que, ao ser questionada sobre a adesão a uma ata de registro de preços do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá (MT), citou como justificativa a “aquisição de ovos de Páscoa para os municípios consorciados”.
A explicação inusitada provocou forte reação no colegiado. “Isso registra um desleixo, uma irresponsabilidade, um descuido, minimamente, com as informações prestadas a este tribunal”, afirmou o conselheiro Marco Bertaiolli, relator do caso. Ele reforçou que a Prefeitura foi ouvida previamente justamente para que pudesse demonstrar a pertinência da adesão a uma ata tão distante e comprovar a economicidade da operação. “E a resposta vem que a adesão era para a aquisição de ovos de Páscoa. Isso é, no mínimo, inacreditável”, criticou.
Bertaiolli destacou que a decisão de suspender o pagamento foi tomada diante de indícios claros de irregularidades no processo, que envolvia a destinação de R$ 7,6 milhões para a compra dos uniformes. Segundo ele, a menção aos ovos de Páscoa no documento oficial é sintoma de “negligência absurda no trato com o recurso público”.
Outros conselheiros também se manifestaram com indignação. “É um absurdo, um escândalo, desrespeito, falta de atenção e de cuidado”, disparou um deles. Houve quem reforçasse que a atitude da Prefeitura desrespeita não apenas o Tribunal de Contas, mas a população que espera seriedade na condução dos gastos municipais.
O ponto central da crítica do TCE é o fato de Votorantim ter recorrido a uma ata de registro de preços de um consórcio localizado em outro estado e do qual não faz parte. O Tribunal considera incomum e questionável essa prática administrativa, especialmente pela ausência de justificativas claras que demonstrem vantagens para o município.
A perplexidade dos julgadores reforça a gravidade do episódio e amplia a pressão sobre a administração municipal, que agora precisa dar explicações consistentes não apenas ao Tribunal de Contas, mas também à sociedade votorantinense. Para o conselheiro Bertaiolli, trata-se de um caso que “não pode ser tratado com naturalidade, pois expõe falhas de gestão e falta de zelo com o dinheiro público”.
Consórcio de Cuiabá: o que é e por que causa estranheza em Votorantim
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social Vale do Rio Cuiabá (CIDES-VRC), conhecido como Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, é uma entidade pública criada para unir esforços de municípios da Baixada Cuiabana em torno de projetos regionais de interesse comum.
Fundado em 2005 como sociedade civil sem fins lucrativos, o consórcio foi reformulado em 2021, transformando-se em consórcio público, com natureza autárquica e amparo na Lei nº 11.107/2005 (Lei dos Consórcios Públicos). Isso lhe permite firmar convênios, receber recursos de diferentes esferas governamentais, acessar imunidades tributárias e adotar procedimentos licitatórios diferenciados.
Hoje, o CIDES-VRC reúne 14 municípios de Mato Grosso: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Nobres e, desde 2023, Paranatinga.
Do ponto de vista jurídico, não há impedimento para que um consórcio público atue em outros estados da federação. A legislação prevê essa possibilidade, desde que exista previsão no estatuto e adesão formal dos entes interessados.
No entanto, em Votorantim, a adesão da Prefeitura a uma ata de registro de preços administrada por esse consórcio de Mato Grosso, para a compra de uniformes escolares, foge à prática comum do poder público municipal. Tradicionalmente, Votorantim busca fornecedores locais ou regionais em São Paulo, e não em consórcios sediados em outros estados.
Esse detalhe jurídico pode até não representar ilegalidade, mas chama a atenção pela incomum opção administrativa e explica por que o tema gerou críticas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e alimenta questionamentos no debate político local.
Governo garante espaço ao ex-líder Ita após perda de mandato
Ita
O vereador Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (PRD), ficou fora da cena política por menos tempo do que muitos imaginavam. Menos de duas semanas após perder o mandato por decisão da Justiça Eleitoral, que alterou a composição do Legislativo de Votorantim, o ex-parlamentar já foi contemplado com uma nova função dentro da administração municipal.
Ita, que ocupava a liderança do governo na Câmara, foi nomeado coordenador da Estação Pública de Atendimento (EPA), instalada no bairro Itapeva. A medida mostra que o Executivo não deixou seu ex-líder desamparado, garantindo-lhe um espaço estratégico na estrutura de serviços da cidade.
A EPA tem como propósito descentralizar a oferta de serviços públicos e aproximar a população do Paço Municipal. A unidade sob responsabilidade de Ita atende moradores dos bairros Itapeva, Jardim Cristal, Capoavinha, Jataí, São Lucas e São João, oferecendo assistência personalizada em demandas cotidianas.
No local, o cidadão pode retirar segundas vias de IPTU, taxas e ISS, atualizar parcelas vencidas, cadastrar e renovar pedidos de isenção para aposentados e até solicitar a emissão de boletos da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
Com essa decisão, o governo municipal garante continuidade de apoio a um aliado político que até pouco tempo exercia a função de articulador na Câmara, reafirmando também sua estratégia de manter próximos aqueles que ajudaram a defender os interesses do Executivo dentro do Legislativo.
Ex-vereador lança abaixo-assinado e pede investigação contra o prefeito
O ex-vereador Luciano Silva, presidente municipal do Podemos, lançou um manifesto em forma de abaixo-assinado pedindo que a Câmara de Votorantim crie imediatamente uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a gestão do prefeito Weber Manga (Republicanos). Segundo ele, há indícios de crime de responsabilidade e improbidade administrativa que não podem ser ignorados.
O documento classifica a situação da cidade como “crítica” e apresenta uma série de fatos que reforçam a urgência da investigação. Entre eles, muitos contratos emergenciais em apenas oito meses. O texto também lembra que o Tribunal de Contas suspendeu o contrato de R$ 7,6 milhões para aquisição de uniformes escolares por suspeita de irregularidades.
Além disso, há denúncias de falta de medicamentos básicos na rede pública, redução no atendimento pediátrico e problemas de estrutura em unidades de saúde. O manifesto cita ainda investigações abertas pelo Ministério Público envolvendo empresas que mantêm contratos emergenciais com a Prefeitura.
À Gazeta de Votorantim, Luciano Silva reforçou a cobrança: “Queremos que a Câmara Municipal crie imediatamente uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o prefeito Weber Manga por crime de responsabilidade e improbidade administrativa. É lamentável que eu, como presidente de um partido, tenha que movimentar a sociedade para que a Câmara investigue a atual gestão. Em uma Câmara de Vereadores onde o propósito é fiscalizar, esta iniciativa já teria acontecido diante de evidências tão graves como as que vêm ocorrendo no governo municipal de nossa cidade”.
Lamentável ausência do desfile de 7 de setembro em Votorantim
Enquanto cidades vizinhas, como Sorocaba, confirmam a realização do tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil, Votorantim mais uma vez deixa de priorizar a solenidade. Diferentemente de anos anteriores, quando milhares de pessoas se reuniam na avenida 31 de Março para prestigiar um espetáculo cívico que mobilizava escolas, entidades e forças de segurança, neste ano a cidade promoverá apenas um ato simbólico, repetindo a prática dos dois últimos anos.
O 7 de Setembro, celebrado desde 1822 como marco da independência nacional, é uma data de reafirmação do civismo, do patriotismo e da cidadania. Os desfiles cívicos, instituídos na década de 1940, ainda em meio ao regime de Getúlio Vargas, têm se consolidado como importante momento para as escolas trabalharem símbolos nacionais e valores de ética e cidadania.
Em Votorantim, o desfile sempre contou com a presença da Polícia Militar do 40º Batalhão, da Guarda Municipal, da APAE, da fanfarra da Escola Wilson Miramontes e de inúmeros outros segmentos sociais e educacionais, que juntos deram vida a apresentações inesquecíveis.
A decisão da atual administração de não realizar o desfile segue o precedente aberto pela ex-prefeita Fabiola Alves, que em seu último ano de mandato também não autorizou que a Secretaria de Educação organizasse o evento cívico. Assim, mais uma vez a população fica privada de um dos momentos mais simbólicos do calendário nacional, em que o amor à pátria e a valorização da cidadania são celebrados publicamente.
40º BPM/I divulga balanço da Operação Shamar em Votorantim e região
O 40º Batalhão da Polícia Militar do Interior (40º BPM/I) divulgou o balanço da Operação Shamar, realizada ao longo do mês de agosto, com foco no enfrentamento à violência doméstica e familiar. A ação contou com medidas preventivas, repressivas e de acolhimento às vítimas, reforçando o compromisso da corporação com a proteção da mulher e da sociedade.
De acordo com os dados apresentados, foram realizadas 80 visitas periódicas a lares considerados mais vulneráveis, além de 33 palestras de conscientização, que impactaram diretamente 1.330 pessoas. No âmbito repressivo, a operação resultou no cumprimento de 14 mandados de prisão e na detenção de 12 agressores em flagrante por violência doméstica.
A Polícia Militar também intensificou a divulgação de ferramentas de apoio às vítimas, como o aplicativo SP Mulher, que possibilita atendimento emergencial em casos de descumprimento de medidas protetivas, e a Cabine Lilás, espaço de atendimento humanizado e acolhedor.
Segundo o comando do 40º BPM/I, a Operação Shamar reforça o compromisso da instituição em atuar de forma preventiva e repressiva, garantindo proteção, segurança e dignidade às mulheres em situação de risco.
COMENTÁRIOS